Motivação: o estado do conhecimento e interfaces com a educação

Authors

  • Marcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Débora Cristina Cordeiro Campos Leal Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • André Nogueira Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Fabiane Angélica de Aguiar Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Abstract

O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em termos do emprego da motivação nas mais diversas áreas do conhecimento e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas da área da educação acerca desse tema. Para tal, foi realizada uma pesquisa do estado do conhecimento. O estudo apontou que todas as áreas estão se valendo da compreensão de como o cérebro funciona, o que permite dizer que os entendimentos sobre a motivação estão presentes nas pesquisas de todos os campos do conhecimento. Já na área da educação, verificou-se que esta tem dialogado com outras áreas, especialmente com os cursos de letras, matemática e psicologia, numa abordagem interdisciplinar. Os resultados também revelaram que as pesquisas desenvolvidas no campo educacional têm abordado diversos temas, com destaque para: ações docentes e suas estratégias pedagógicas, o uso de tecnologias na educação, formação de professores e, afetividade e relação professor-aluno. Palavras-chave: Educação. Motivação. Neurociência. Pesquisa.

Author Biographies

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretora da Fundação de Apoio í  Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Lí­der do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação profissional, informática, neuroeducação e novas tecnologias digitais.

Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras, Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

André Nogueira Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Bacharel em Sistemas de Informação pela FAMINAS. Mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Fabiane Angélica de Aguiar, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Published

2020-05-15

How to Cite

Grossi, M. G. R., Leal, D. C. C. C., Silva, A. N., & Aguiar, F. A. de. (2020). Motivação: o estado do conhecimento e interfaces com a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 281–303. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5644

Issue

Section

Artigos