Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas

Authors

  • Daniela Patti do Amaral UFRJ
  • Renato José de Oliveira UFRJ
  • Evelin Christine Fonseca de Souza UFRJ

Abstract

A diversidade de configurações que o Ensino Religioso apresentou ao longo das últimas décadas consiste nas justificativas para sua presença nos estabelecimentos públicos de ensino, no caráter de sua oferta e frequência, quem deve lecionar, quais conteúdos devem ser ensinados, qual horário deve ser ofertado nas escolas públicas. Consideramos que, além de uma concepção laica praticada por colégios ligados à rede federal de educação, há três modelos de Ensino Religioso observados atualmente no Brasil: confessional, interconfessional, não confessional, evidenciando a susceptibilidade do campo educacional diante das influências exercidas pelo campo religioso. Analisamos os modelos e como podem contribuir para a formação ética e cidadã dos estudantes. Acreditamos que, por defender a não inclusão do Ensino Religioso nas escolas públicas, a concepção laica é a que oferece mais condições para um ensino alinhado ao propósito de formar cidadãos para uma sociedade democrática e pluralista. Palavras-chave: Educação Pública. Ensino Religioso. Laicidade.

Author Biographies

Daniela Patti do Amaral, UFRJ

Professora do departamento de administração educacional da Faculdade de Educação da UFRJ e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ

Renato José de Oliveira, UFRJ

Doutor em Educação (PUC-RJ). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRJ

Evelin Christine Fonseca de Souza, UFRJ

Mestre em Educação (UFRJ). Professora da rede municipal de Queimados (RJ) e da rede estadual do Rio de Janeiro.

Published

2020-05-15

How to Cite

Amaral, D. P. do, Oliveira, R. J. de, & Souza, E. C. F. de. (2020). Modelos de Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: espaços e tempos de disputas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 236–256. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5337

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Artigos