Didática no ensino superior: possibilidades e desafios da pesquisa em sala de aula
Abstract
A docência no ensino superior está alicerçada em vários desafios, reflexo de movimentos e contradições históricas e sociais que perpassam a jornada desse nível da educação. Tendo como pressuposto essas reflexões iniciais, o objetivo deste artigo é dissertar sobre as possibilidades e desafios da pesquisa como base construtiva da relação professor-aluno em sala de aula. Os autores se apoiaram nos escritos de Cunha (2005) que advogam a pesquisa como parte da atividade do educador e fortalecedora da relação professor-aluno. Neste trabalho, foram realizadas observações em campo, além de entrevistas semiestruturadas com alguns docentes de uma universidade pública federal. Com essas ações, foi possível concluir que diante dos vários desafios, as atividades de pesquisa em sala de aula consolidam as relações entre professor e aluno e possibilitam uma prática docente emergente, fortalecendo, assim, a construção de novos paradigmas nos quais as relações afetivas são bases essenciais para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino superior. Indissociabilidade. Relação professor-aluno.Downloads
Published
2019-03-22
How to Cite
Belo, R., Santos, M. P. M., Oliveira, D. S., & Oliveira, R. de J. S. (2019). Didática no ensino superior: possibilidades e desafios da pesquisa em sala de aula. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 478–505. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4728
Issue
Section
Artigos