Relações de gênero na docência: as representações sociais do magistério no cinema
Abstract
O artigo reflete acerca da representação social do(a) professor(a) no cinema, analisando sua influência na construção identitária e, por consequência, sua prática docente. A pesquisa teve caráter bibliográfico e documental, com análise dos filmes "Ao Mestre com Carinho" (1967), "Professora sem Classe" (2011), "Larry Crowne - O Amor está de Volta" (2011), "O Milagre de Anne Sulivan" (1962), "Meu Mestre Minha Vida" (1989), "Mr. Holland - Adorável Professor" (1995) e "Escritores da Liberdade" (2007). Como resultado, foi apontada a importância que questões como gênero e sexualidade assumem nas representações do magistério, bem como a aposta que a indústria cinematográfica faz, empregando fórmulas conhecidas e de sucesso com o público, para representar os docentes, o que conduz à criação de uma imagem coletiva do que é ser professor. Palavras-chave: Cinema. Gênero e sexualidade. Prática Docente. Representação social.Downloads
Published
2019-03-22
How to Cite
Hennerich Pacheco, E. F., Filipak, S. T., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2019). Relações de gênero na docência: as representações sociais do magistério no cinema. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 440–459. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4306
Issue
Section
Artigos