Questões urbanas e a agenda formativa da educação patrimonial
Abstract
O artigo analisa a agenda formativa da educação patrimonial diante da hipótese da "desontologização" do conceito de cidade, esta interpretada como entidade polimórfica, variável e dinâmica. Apresenta-se um diagnóstico sobre as dimensões da condição urbana vigente na América Latina, caracterizada a partir da heterogeneidade e das contradições alusivas aos projetos de modernização vigentes na região, dos processos de empobrecimento econômico presentes em nossos tecidos urbanos, da redefinição semântica das expressões da cidadania e de seu direcionamento à questão do reconhecimento cultural. Em termos teórico-metodológicos, argumenta-se sobre os diversos processos que constituem as cidades, tanto aqueles que reproduzem ou prolongam determinados traços, quanto outros que produzem mudanças ou transformações. Para a análise, a partir da definição de educação patrimonial como intervenção política na vida coletiva, examina-se a inserção dessa educação no contexto das políticas públicas de uma cidade histórica brasileira e seu caráter formativo exercido na construção sociocultural do lugar. Palavras-chave: Cidades Históricas. Educação Patrimonial. Políticas Públicas. Urbanismo.Downloads
Published
2019-03-22
How to Cite
Dias da Silva, R. M. (2019). Questões urbanas e a agenda formativa da educação patrimonial. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 392–411. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3666
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Artigos