"Kit Escola Sem Homofobia" e Discursos Polí­ticos: quando representações sociais se tornam ideológicas

Authors

  • Adriane Roso UFSM
  • Moises Romanini UNISC
  • Ana Carolina Cademartori FISMA

Abstract

O objetivo deste artigo é identificar e analisar discursos de diferentes atores polí­ticos proferidos sobre o "Kit Escola Sem Homofobia", atentando para as estratégias ideológicas presentes nesses discursos. Especificamente analisaremos aqueles discursos veiculados em três ví­deos: (a) o primeiro dá evidência ao discurso de um Deputado Federal, (b) o segundo é uma entrevista com Dilma Rousseff (Presidenta do Brasil, 2011-2016) quando ela anuncia seu veto ao kit e (c) o último enfatiza a "vitória" de grupos religiosos na Câmara dos Deputados. Os ví­deos foram transcritos e interpretados a partir da Teoria das Representações Sociais e dos Estudos sobre Ideologia. A análise coloca em evidência que os discursos dos atores polí­ticos envolvidos apresentam uma série de estratégias ideológicas, tais como legitimação, universalização, deslocamento e naturalização. Essas estratégias podem contribuir para reforçar representações negativas acerca da homossexualidade, o que, por sua vez, gera discriminação homofóbica, sustentando relações de dominação no campo das sexualidades.

Author Biographies

Adriane Roso, UFSM

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Pós-Doutora em Comunicação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Lí­der do "VIDAS - Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em psicologia Social Crí­tica".

Moises Romanini, UNISC

Doutor, Professor na UNISC de Psicologia.

Ana Carolina Cademartori, FISMA

Mestre em psicologia, Professora na FISMA no Curso de Psicologia

Published

2017-11-22

How to Cite

Roso, A., Romanini, M., & Cademartori, A. C. (2017). "Kit Escola Sem Homofobia" e Discursos Polí­ticos: quando representações sociais se tornam ideológicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 395–424. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3634

Issue

Section

Artigos