"Kit Escola Sem Homofobia" e Discursos Políticos: quando representações sociais se tornam ideológicas
Abstract
O objetivo deste artigo é identificar e analisar discursos de diferentes atores políticos proferidos sobre o "Kit Escola Sem Homofobia", atentando para as estratégias ideológicas presentes nesses discursos. Especificamente analisaremos aqueles discursos veiculados em três vídeos: (a) o primeiro dá evidência ao discurso de um Deputado Federal, (b) o segundo é uma entrevista com Dilma Rousseff (Presidenta do Brasil, 2011-2016) quando ela anuncia seu veto ao kit e (c) o último enfatiza a "vitória" de grupos religiosos na Câmara dos Deputados. Os vídeos foram transcritos e interpretados a partir da Teoria das Representações Sociais e dos Estudos sobre Ideologia. A análise coloca em evidência que os discursos dos atores políticos envolvidos apresentam uma série de estratégias ideológicas, tais como legitimação, universalização, deslocamento e naturalização. Essas estratégias podem contribuir para reforçar representações negativas acerca da homossexualidade, o que, por sua vez, gera discriminação homofóbica, sustentando relações de dominação no campo das sexualidades.Published
2017-11-22
How to Cite
Roso, A., Romanini, M., & Cademartori, A. C. (2017). "Kit Escola Sem Homofobia" e Discursos Políticos: quando representações sociais se tornam ideológicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 395–424. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3634
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Artigos