Representações sociais em movimento: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG
Abstract
Considerando a expansão da Educação do Campo no cenário educacional brasileiro e o papel pioneiro da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE - UFMG) na formação de professores do Campo torna-se fundamental discutir as pesquisas realizadas nesse contexto que utilizaram a Teoria das Representações Sociais (TRS). A construção de um projeto de educação em diálogo com os Movimentos Sociais dá pistas do caráter fecundo da Educação do Campo a ser estudado à luz da TRS, considerando a importância dos grupos, suas ideologias e contextos nas formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. Este trabalho propõe o diálogo entre uma pesquisa de mestrado e uma pesquisa de doutorado que tiveram como objetivo estudar respectivamente as representações sociais das práticas artísticas e da violência na formação dos Licenciandos em Educação do Campo da FAE UFMG. A proposta metodológica inseriu-se em uma abordagem qualitativa descritiva a partir da análise de categorias: articulação do objeto de pesquisa no contexto, abordagem da TRS e procedimentos metodológicos para a captura do movimento das Representações Sociais. A análise permitiu observar o diálogo entre a abordagem metodológica das pesquisas a partir do aprimoramento do conceito "Representação Social em Movimento" que tem possibilitado a verificação das representações sociais em sujeitos que se encontram em contextos geradores de mudança. Compreendeu-se a Teoria das Representações Sociais como referencial potencializador da análise das representações sociais de sujeitos que se encontram pressionados para a mudança em seu processo formativo.Published
2017-10-25
How to Cite
Ribeiro, L. P., Carvalho, C. A., & Antunes-Rocha, M. I. (2017). Representações sociais em movimento: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 343–366. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3627
Issue
Section
Artigos