Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual

Authors

  • Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino Prefeitura Municipal de Teresópolis RJ
  • Ines Ferreira de Souza Bragança Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Abstract

RESUMO O presente artigo analisa as contribuições da trajetória de formação dos professores diante dos desafios da inclusão dos alunos com deficiência visual na rede regular de ensino. As questões surgiram a partir do trabalho realizado nas escolas municipais da cidade de Teresópolis e focalizam a formação inicial, continuada e o Atendimento Educacional Especializado Itinerante em Deficiência Visual (AEEI-DV). O referencial teórico fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica de pesquisa e formação, com ênfase na escuta das narrativas dos professores a respeito de suas experiências com os alunos com deficiência visual, buscando identificar como são construí­das estratégias para enfrentar os desafios da prática educativa no cotidiano da escola regular, bem como promover autorreflexão sobre o fazer pedagógico, constituindo-se essa experiência em processo formativo para os participantes. A metodologia tomou como caminhos de trabalho: aplicação de questionário fechado, entrevistas narrativas semiestruturadas, diário de pesquisa com os registros da observação participante e das experiências formativas vivenciadas durante o processo e estudo documental. O corpo do artigo apresenta a proposta da pesquisa, os aparatos legais do campo da formação de professores, na perspectiva da educação inclusiva, e o estudo de material construí­do ao longo da pesquisa a partir da análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que a formação em espaços formais e informais, quando associadas a experiências do cotidiano da escola, constituem indicativos do modo como o professor desenvolve as estratégias pedagógicas inclusivas e que o AEEI-DV se apresenta como apoio técnico ao processo inclusivo desses alunos.

Author Biographies

Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino, Prefeitura Municipal de Teresópolis RJ

Mestre em Educação pela UNESA. Pós-graduada em Libras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCB), com Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes e Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação, letras e Turismo. Professora de educação especial na Fundação de Apoio í  Escola Técnica do Rio de janeiro - FAETEC, onde atua na coordenação de inclusão de alunos com deficiência e altas habilidades ou superdotação nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Unidade da Faetec em Teresópolis professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Municí­pio de Teresópolis, onde atua na Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Ines Ferreira de Souza Bragança, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em educação da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Mestre em Educação, Especialista e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa-Formação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com). Atuou como professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), de março de 2000 a fevereiro de 2017, onde foi Procientista e Jovem cientista do nosso Estado (FAPERJ). É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ) e professora colaboradora do Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais, onde fez parte do corpo permanente e atuou como coordenadora adjunta e coordenadora nos anos de 2015 e 2016. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (2012) e organizadora dos livros A Escrita de Narrativas Docentes (2017); Perspectivas Epistêmico-Metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica (2016); Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Polí­ticas e Formação Docente (2016); Experiências na Formação de Professores: Memórias, Trajetórias e Práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci (2014); Pesquisa (Auto)biográfica, Fontes e Questões (2014); Memória, Dimensões Sócios Históricas e Trajetórias de Vidas (2012), dentre outras produções bibliográficas. Faz parte da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (gestão 2016-2018).

Published

2017-07-25

How to Cite

Marcelino, A. C. K. B., & Bragança, I. F. de S. (2017). Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 57–73. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3400

Issue

Section

Artigos