A importância de Buber para a educação: repensando as relações eu-tu e eu-isso.

Authors

  • Alexandre Guilherme Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Becker Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Abstract

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca das contribuições do filósofo Martin Buber que, apesar de ter produzido a sua obra em outro perí­odo e contexto histórico, apresenta considerações e possibilidades extremamente atuais para o estabelecimento de relações e experiências mais profundas, enquanto seres humanos e relacionais. Essas contribuições serão focadas nas relações que se estabelecem na educação para uma formação que privilegie a condição humana e o desenvolvimento pelo diálogo. Martin Buber teve por objetivo levar os homens a descobrirem a realidade vital de suas existências e a abrirem os olhos para a situação concreta que estavam vivendo. É possí­vel afirmar que Buber propõe a tomada de consciência e a ação reflexiva para um viver com plenitude na condição social inerente aos seres humanos. Para a produção deste artigo, empregou-se, como metodologia, a revisão bibliográfica de importantes produções do próprio Martin Buber e de pesquisadores que estudam a sua obra. Por meio da abordagem dos conceitos propostos pelo autor, com destaque às relações EU-TU e EU-ISSO, estabeleceu-se a analogia entre a obra e a educação, destacando-se a importância do diálogo para o autor, a tal ponto de ser considerado a principal ferramenta da perspectiva buberiana, empregado na mediação para o desenvolvimento individual mais consciente e humanizado, resultando na qualificação das relações sociais e interpessoais, na garantia de respeito às singularidades, para que se promovam mais relações EU-TU do que relações EU-ISSO, ao tratarmos de educação. Palavras-chave: EU-TU; EU-ISSO; Martin Buber; Diálogo; Educação.

Author Biographies

Alexandre Guilherme, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professor Doutor do PPGEdu da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Violência (GruPEV).

Caroline Becker, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Educação, Psicopedagoga Clí­nica e Institucional, Pedagoga Empresarial e Orientadora Educacional.

Published

2019-10-08

How to Cite

Guilherme, A., & Becker, C. (2019). A importância de Buber para a educação: repensando as relações eu-tu e eu-isso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 147–164. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3382

Issue

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Artigos