Inclusão de mulheres negras na educação a partir do acolhimento de suas crianças no Programa Projovem Campo
Abstract
Este artigo discute a inclusão das jovens mulheres negras e mães na educação básica por meio da implementação das salas de acolhimento do Programa Projovem Campo. Essas salas têm como objetivo apoiar as mães do programa que não têm com quem deixar seus filhos no horário das aulas, proporcionando o acolhimento das crianças enquanto as jovens estudam. No contexto de uma sociedade de estrutura patriarcal, esta iniciativa é uma ação afirmativa de inclusão das jovens mulheres mães em espaços educacionais. Deste modo, foi realizado um estudo de caso no CEF Pipiripau II, na Zona Rural de Planaltina/DF e os resultados do trabalho de campo indicaram dificuldades na implementação e execução da sala de acolhimento. Destacam-se, entre estas, o não cumprimento de ações estabelecidas no desenho da política, como a falta de um espaço específico e de materiais para a sala de acolhimento e a falta de monitores para desenvolver as atividades. Palavras-chave: Educação Básica. Mulheres Negras. Salas de Acolhimento.Downloads
Published
2019-03-22
How to Cite
Figueiredo, M. M. A. de, & Freitas, M. da C. da S. (2019). Inclusão de mulheres negras na educação a partir do acolhimento de suas crianças no Programa Projovem Campo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 373–391. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3119
Issue
Section
Artigos