"Sí­ndrome da luta maior": um perigo para a educação anti-discriminatória

Authors

  • Francis Musa Boakari Universidade Federal do Piauí­
  • Antonia Regina dos Santos Abreu Alves Universidade Federal do Piauí­
  • Francilene Brito da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Neste texto, as autoras e autor se baseiam em experiências nas lutas antirracistas para discutir um perigo que pode passar despercebido até por pessoas envolvidas nas lutas antidiscriminatórias. A multiplicidade de causas, atividades e comportamentos de participantes dos grupos e subgrupos dedicados às lutas correspondentes apontam para uma situação facilmente invisibilizada que precisa de mudanças importantes. Integrantes desses agrupamentos parecem ví­timas do perigo que chamamos sí­ndrome da causa ou luta maior, a luta especí­fica de um grupo ou outro, ou de algumas/ns integrantes destes, sendo considerada mais justa. A colonialidade do poder de valores, práticas culturais dominantes, mentalidades inferiorizadas e não-questionadas, especialmente marcantes em pessoas engajadas nas lutas sociais, se evidenciam nesta sí­ndrome. Episódios envolvendo integrantes de um núcleo de pesquisas-estudos da temática educação-gênero-afrodescendência ajudam evidenciar os próprios preconceitos de sujeitos engajados em lutas anti-discriminatórias. Para dialogar sobre estas atitudes contraditórias e comportamentos questionáveis de pessoas que sofrem das consequências de ideologias do racismo e das discriminações, desta afirmação e negação (visibilização-invisibilização) de tipos de discriminação, usamos contribuições de Frantz Fanon (2008), DaMatta (1990, 1997), Chimamanda Ngozi Adichie (2015), Norbert Elias e John Scotson (2000), Walter Mignolo (2008), Aimé Césaire (1978) dentre outras/os. Enfrentar as percepções incompletas e subjetivas em questões das discriminações-desigualdades na sua abrangência contextual é desafio permanente. Até militantes e pessoas engajadas em lutas sociais por uma sociedade não discriminatória, também, correm o perigo de praticar discriminações e racismos. Palavras-chave: Colonialidade de poder. Discriminações. Racismos. Sí­ndrome da luta maior.

Author Biographies

Francis Musa Boakari, Universidade Federal do Piauí­

Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí­- UFPI.

Antonia Regina dos Santos Abreu Alves, Universidade Federal do Piauí­

Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí­ - Campus Universitário Senador Helví­dio Nunes de Barros em Picos-PI.

Francilene Brito da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ.

Published

2019-03-22

How to Cite

Boakari, F. M., Alves, A. R. dos S. A., & Silva, F. B. da. (2019). "Sí­ndrome da luta maior": um perigo para a educação anti-discriminatória. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 348–372. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3041

Issue

Section

Artigos