A Teoria da Distância Transacional como Arcabouço Conceitual para a Abordagem Blended Online POPBL
Abstract
A Teoria da Distância Transacional proposta por Moore é uma das mais reconhecidas e citadas para compreender a educação a distância. Neste artigo, pretende-se perquirir as implicações da Teoria da Distância Transacional como arcabouço teórico para a abordagem metodológica Blended Online POPBL, sobretudo no que concerne às variáveis diálogo, estrutura e autonomia, associadas à teoria. Para tanto, fizeram parte desta pesquisa 44 estudantes de uma disciplina de "Introdução à Computação" ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para a coleta de dados, foi considerado o modo como os conteúdos e atividades foram organizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), as interações no AVA e na rede social Facebook, além dos relatórios e questionários de autoavaliação de desempenho e avaliação da abordagem metodológica. Nesta pesquisa, constatamos que os conceitos referentes à Teoria da Distância Transacional não são rígidos ou fechados, pelo contrário, são flexíveis para se ajustarem a uma multiplicidade de contextos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, observamos que são os objetivos educacionais que determinarão o aumento ou a diminuição da distância transacional. Além disso, enfatizamos que o dimensionamento da estrutura do programa de estudos configura-se como ponto de partida para a autonomia do estudante, porque será na existência, ou não, do diálogo, gerado por meio da estrutura, que o grau e o tipo de autonomia serão definidos. Nesse sentido, o conhecimento da Teoria da Distância Transacional implica um importante apoio conceitual para contemplar objetivos educacionais da abordagem Blended Online POPBL. Palavras-chave: Autonomia. Blended Online POPBL. Diálogo. Estrutura. Abstract Moore"s Transactional Distance Theory is one of the most recognized and widely cited theories in distance education. In this paper, we examine the implications of Transactional Distance Theory as a theoretical framework for the methodological approach Blended Online POPBL, especially with regard the three elements: dialogue, structure and autonomy associated with the theory. Therefore, this research took part 44 students of a course of "Introduction to Computers" offered in the Bachelor's Degree in Chemistry from a State University. To collect data, was considered how the contents and activities were organized in the Virtual Learning Environment (VLE), the interactions in the VLE and in social network Facebook, as well as reports and performance self-assessment questionnaires and assessment of the methodological approach. In this research, we found that the concepts related to the Transactional Distance Theory are not rigid or closed, instead, are flexible to adjust to a variety of teaching and learning contexts. Thus, we observed that are the educational objectives that determine the increase or decrease in transactional distance. Furthermore, we emphasize that the design of the study program structure is the starting point for the autonomy of the student, it will be in existence, or not, of the dialogue generated through the structure, that the degree and type of autonomy will be defined. In this sense, the knowledge of Transactional Distance Theory implies an important conceptual support to contemplate educational goals of Blended Online POPBL approach. Keywords: Autonomy. Blended Online POPBL. Dialogue. Structure.Transactional Distance Theory.Downloads
Published
2018-10-05
How to Cite
Sousa, S. O., & Junior, K. S. (2018). A Teoria da Distância Transacional como Arcabouço Conceitual para a Abordagem Blended Online POPBL. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 203–231. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2277
Issue
Section
Artigos