O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo

Authors

  • Simone Keller Fuchter Centro Universitário Estacio de Sá de Santa Catarina
  • Trung Pham Universidad de Talca, Talca
  • Artur Perecin Univali - Universidade do Vale do Itajaí­
  • Luiz Eduardo Ramos Imagine School of Computer Graphics
  • Amanda Keller Fuchter Centro Universitário Estácio de SC
  • Mário Sergio Schlichting Centro Universitário Estácio de Sá SC

Abstract

A sustentabilidade é um importante tema ligado à reciclagem de lixo e apesar de muitos esforços (estudos e ações), ainda demanda mais estratégias de educação e sensibilização. O objetivo deste trabalho é apresentar como um jogo eletrônico pode contribuir para difusão e sensibilização da reciclagem de lixo, por meio da educação, incentivo e desafio para que a população, em particular as crianças, faça a correta separação de lixo. Os jogos eletrônicos têm a forte caracterí­stica de envolver as crianças em experiências de aprendizado, portanto são considerados como mí­dias de "Edu-Entretenimento" (GRIFFITHS, 2002). A nova geração de crianças está muito familiarizada com o uso de ferramentas digitais (NOVAK, 2010), assim sendo, esta pesquisa aplicou um protótipo de game sobre reciclagem de lixo para fazer análise de seu impacto na aprendizagem de um grupo de 100 (cem) crianças (de 6 a 12 anos). Foi utilizada a metodologia de aprendizagem participativa e ação (PLA - Partipatory Learning and Action), pesquisa exploratória, abordagem qualitativa e quantitativa e aplicação de questionários após a aplicação dos jogos para medir o efeito da aprendizagem. As conclusões apontam que existe uma elevada correlação entre o interesse em jogar o game e o ní­vel de compreensão do conceito de reciclagem dos diferentes tipos de materiais (84% de acerto). Os resultados sustentam a afirmação de que o jogo eletrônico tem um forte impacto no aprendizado, considerando o constante desafio mental e o prazer de jogar que estimulam as crianças a buscar novas aventuras e novos conhecimentos.

Author Biographies

Simone Keller Fuchter, Centro Universitário Estacio de Sá de Santa Catarina

Diretora do Centro de Educação a Distância e Professora do Programa de Pesquisa Docente - PPD do Centro Universitário Estacio de Sá - SC

Trung Pham, Universidad de Talca, Talca

Escuela de Ingenierí­a Informática Empresarial

Artur Perecin, Univali - Universidade do Vale do Itajaí­

Graduado em Design de Jogos Digitais Univali - Universidade do Vale do Itajaí­

Luiz Eduardo Ramos, Imagine School of Computer Graphics

Professor - Imagine School of Computer Graphics

Amanda Keller Fuchter, Centro Universitário Estácio de SC

Graduada em Administração Centro Universitário Estácio de Sá SC

Mário Sergio Schlichting, Centro Universitário Estácio de Sá SC

Aluno Pesquisador de Iniciação Cientí­fica Centro Universitário Estácio de Sá SC

Published

2016-02-05

How to Cite

Fuchter, S. K., Pham, T., Perecin, A., Ramos, L. E., Fuchter, A. K., & Schlichting, M. S. (2016). O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 56–82. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1538

Issue

Section

Artigos