O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo
Abstract
A sustentabilidade é um importante tema ligado à reciclagem de lixo e apesar de muitos esforços (estudos e ações), ainda demanda mais estratégias de educação e sensibilização. O objetivo deste trabalho é apresentar como um jogo eletrônico pode contribuir para difusão e sensibilização da reciclagem de lixo, por meio da educação, incentivo e desafio para que a população, em particular as crianças, faça a correta separação de lixo. Os jogos eletrônicos têm a forte característica de envolver as crianças em experiências de aprendizado, portanto são considerados como mídias de "Edu-Entretenimento" (GRIFFITHS, 2002). A nova geração de crianças está muito familiarizada com o uso de ferramentas digitais (NOVAK, 2010), assim sendo, esta pesquisa aplicou um protótipo de game sobre reciclagem de lixo para fazer análise de seu impacto na aprendizagem de um grupo de 100 (cem) crianças (de 6 a 12 anos). Foi utilizada a metodologia de aprendizagem participativa e ação (PLA - Partipatory Learning and Action), pesquisa exploratória, abordagem qualitativa e quantitativa e aplicação de questionários após a aplicação dos jogos para medir o efeito da aprendizagem. As conclusões apontam que existe uma elevada correlação entre o interesse em jogar o game e o nível de compreensão do conceito de reciclagem dos diferentes tipos de materiais (84% de acerto). Os resultados sustentam a afirmação de que o jogo eletrônico tem um forte impacto no aprendizado, considerando o constante desafio mental e o prazer de jogar que estimulam as crianças a buscar novas aventuras e novos conhecimentos.Published
2016-02-05
How to Cite
Fuchter, S. K., Pham, T., Perecin, A., Ramos, L. E., Fuchter, A. K., & Schlichting, M. S. (2016). O uso do game como ferramenta de educação e sensibilização sobre a reciclagem de lixo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 56–82. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1538
Issue
Section
Artigos