Compor a Vontade de Poder: John Dewey sobre a Educação Retórica para uma Democracia Radical

Authors

  • Nathan Crick
  • Tradução de Marcus Vinicius da Cunha USP

Abstract

Com o objetivo de elucidar a natureza genuinamente radical da visão educacional e democrática de John Dewey, este ensaio articula uma visão da educação retórica contemporânea que se fundamenta em uma releitura do conceito de "vontade de poder" de Friedrich Nietzsche. Considerando o tratamento dado por Dewey à vontade de poder em Human Nature and Conduct, defendo que a pedagogia retórica busca despertar, canalizar e finalmente compor os impulsos do estudante por meio da atividade da inteligência, de modo a refletir e defender a escolha individual. O ensaio conclui com a definição de três atribuições chamadas genealogia, previsão e defesa.

Published

2015-06-17

How to Cite

Crick, N., & Vinicius da Cunha, T. de M. (2015). Compor a Vontade de Poder: John Dewey sobre a Educação Retórica para uma Democracia Radical. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 164–183. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1387

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Artigos