A relação família e escola: desafios para a gestão escolar
Abstract
Há algum tempo que a obra de Arií¨s (1981) sobre a História da Infância foi se tornando bibliografia obrigatória para quem escrevia não só sobre o tema, mas também sobre a relação entre família e escola dado que o autor mostrou em seu texto, como esta aliança foi importante para solidificar a educação escolar. No entanto, ao que parece, no âmbito escolar, a forma de se pensar a relação família e escola ainda não absorveu as mudanças e transformações da família. Levando em conta o panorama descrito nosso objetivo é ampliar o que já descrevemos em outros trabalhos e especificamente para esse texto iremos elaborar propostas factíveis para se pensar a relação família e escola na contemporaneidade. Como metodologia de análise, tomaremos por base (i) a obra de Lasch (1991) sobre o papel dos especialistas na eficácia parental; (ii) os conceitos de Elias (1990) sobre compromiso y distanciamento e (iii) alguns textos produzidos como trabalhos finais para o curso de especialização "Escola de Gestores" cujo tema para o projeto de intervenção do gestor foi melhorar a relação família e escola. A partir destes trabalhos e das obras citadas esperamos obter como resultado a elaboração de um texto que possibilite construir algumas propostas para que a aliança entre família e escola possa ser refeita dado que os textos dos gestores demonstram que é uma realidade no âmbito escolar o embate entre escola e família onde cada uma acusa e culpa a outra pelo fracasso escolar.Published
2016-03-10
How to Cite
Silva, T. M. T. da, & Bernado, E. da S. (2016). A relação família e escola: desafios para a gestão escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 297–321. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1367
Issue
Section
Artigos