DIMENSIONS OF ALGORITHMICS LITERACY

FROM MATHEMATICAL LOGIC TO SOCIAL CRITIQUE

Authors

  • Greice Lacerda UERJ
  • Alexandre Goldegol Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do RJ - Duque de Caxias https://orcid.org/0000-0002-6614-6067

Keywords:

Computational Thinking. Algorithmic Literacy. Mathematics Education. Teacher Education. IRAMUTEQ.

Abstract

Neste artigo investigamos como a literatura acadêmica brasileira (2020 a 2025) articula e distingue Pensamento Computacional (PC) e Letramento Algorítmico (LA). Assim, adotamos uma metodologia híbrida, combinando uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) assistida por Inteligência Artificial (IA) com protocolo transparente de triagem e extração de dados e uma análise léxico-estatística com o software IRAMUTEQ. A análise crítica dos gráficos gerados validou empiricamente a divisão do corpus textual construído em três dimensões: metodológica, pedagógica e socio crítica. A principal contribuição após a RSL é a superação da falsa dicotomia entre técnica e crítica nesses conceitos. A distinção que propomos reside em dois focos de agência: o PC como produção crítica e o LA como recepção crítica. As análises das lacunas apontadas no corpus revelaram que um dos maiores desafios práticos para a efetiva implementação destes conceitos na educação básica ainda reside na formação de professores.

Author Biographies

Greice Lacerda, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Mestranda em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professora Adjunta de Matemática do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e atua na diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RJ), com ênfase em Formação de Professores e Tecnologias Digitais.

Alexandre Goldegol, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do RJ - Duque de Caxias

Holds a Master's degree in Physics from the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1991). He is currently a professor at the Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Holds a PhD in Education from the Universidade Estácio de Sá (PPGE-UNESA) (2024).

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Published

2025-12-12

Issue

Section

Seção temática 2025: literacias