DIMENSIONS OF ALGORITHMICS LITERACY
FROM MATHEMATICAL LOGIC TO SOCIAL CRITIQUE
Keywords:
Computational Thinking. Algorithmic Literacy. Mathematics Education. Teacher Education. IRAMUTEQ.Abstract
Neste artigo investigamos como a literatura acadêmica brasileira (2020 a 2025) articula e distingue Pensamento Computacional (PC) e Letramento Algorítmico (LA). Assim, adotamos uma metodologia híbrida, combinando uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) assistida por Inteligência Artificial (IA) com protocolo transparente de triagem e extração de dados e uma análise léxico-estatística com o software IRAMUTEQ. A análise crítica dos gráficos gerados validou empiricamente a divisão do corpus textual construído em três dimensões: metodológica, pedagógica e socio crítica. A principal contribuição após a RSL é a superação da falsa dicotomia entre técnica e crítica nesses conceitos. A distinção que propomos reside em dois focos de agência: o PC como produção crítica e o LA como recepção crítica. As análises das lacunas apontadas no corpus revelaram que um dos maiores desafios práticos para a efetiva implementação destes conceitos na educação básica ainda reside na formação de professores.
References
ALVES, L. P.; DE BONA, A. S. Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE). Anais... SBC, 2023. Disponível em: https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/285. Acesso em: 08 out. 2025.
ANTUN, D. A. F.; BARROS, A. M.; HARTMANN, A. L. B. Características do Pensamento Computacional atribuídas por discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Intermaths, v. 5, n. 2, p. 163–181, 2024. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wetie/article/view/26431. Acesso em: 08 out. 2025.
ARAÚJO, F. J. DE. A Importância do Pensamento Computacional como Ferramenta para uma Aprendizagem Significativa. Revista Científica Foz, v. 6, n. 2, p. 13–13, 31 dez. 2023. Disponível em: https://revista.ivc.br/index.php/revistafoz/article/view/285. Acesso em: 08 out. 2025.
ARAUJO, W. F.; SÁ, F. P. DE. Educação para os algoritmos: levantamento bibliográfico e debate sobre o conceito de literacia algorítmica. Texto Livre, v. 17, p. e49440, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/TbVwdSsnTKMFcpW58Sg3Nzt/. Acesso em: 08 out. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 30 maio 2024.
CARVALHO, F.; BRAGA, M. Pensamento Computacional na Educação Brasileira: um olhar segundo artigos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 30, p. 237–261, 2022. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2649. Acesso em: 08 out. 2025.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
DA ROCHA, K. C.; DE AZEVEDO BASSO, M. V.; NOTARE, M. R. Aproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionante. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 581–590, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/110299. Acesso em: 08 out. 2025.
DA SILVA CAMARGO, L. et al. O Pensamento Computacional como Ferramenta de Suporte ao Desenvolvimento de Diferentes Aprendizagens. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, p. 289–306, 2023. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2856. Acesso em: 08 out. 2025.
DE OLIVEIRA ALVES, S. et al. Aprendizagem Colaborativa Online Na Formação E Prática Docente: Vivências Da Programação E Do Pensamento Computacional Para Aprender Matemática Usando O Scratch. Ensino da matemática em debate, v. 9, n. 1, p. 41–66, 2022. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2856. Acesso em: 08 out. 2025.
DE OLIVEIRA, E. R. J.; DE BORTOLI, L. Â.; CASTAMAN, A. S. Confraria da Lógica: uma organização educacional para potencializar o pensamento computacional entre estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 1, p. e13548–e13548, 2025.
DO AMARAL, C. C. F.; YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch. Dialogia, n. 40, p. e21701–e21701, 2022.
FERREIRA, A. A. Educação Matemática: desafios do pensamento computacional e da inclusão na formação de professores. Divinópolis, MG: Gustavo Majory de Rezende Gomes, 2024.
FERREIRA, R. C.; TODA, A. M. O Ensino de Programação de Computadores como Ferramenta de Letramento Digital Crítico e de Cidadania Global. In: Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 402-411. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/roni_ferreira.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
GABILLAUD, H. DE O. G.; NANTES, E. A. S. As percepções de professores supervisores e alunos bolsistas do PIBID sobre a introdução do pensamento computacional por meio de atividades desplugadas. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e144101321193, 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILLESPIE, T. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, T.; BOCZKOWSKI, P.; FOOT, K. (Eds.). Media Technologies: Essays on Communication, Materiality, and Society. Cambridge, MA: MIT Press, 2014. p. 167–193. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21193. Acesso em: 08 out. 2025.
GOMES, T. S.; FALCÃO, T. P.; TEDESCO, P. Caracterizando o desenvolvimento do pensamento computacional na educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais) no Brasil. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 19, n. 2, p. 374–385, 2021.
KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista brasileira de informática na educação, v. 29, p. 604–633, 2021.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.
LIMA, A. A.; DE OLIVEIRA, M. C.; NUNES, M. A. S. A transversalidade do pensamento computacional: Algumas justificativas. In: Workshop De Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI). Anais... SBC, 2022. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wpci/article/view/22561. Acesso em: 08 out. 2025.
MACHADO, K. K.; DUTRA, A. Pensamento computacional: Uma análise da ementa do componente curricular no novo Ensino Médio. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 7, n. 2, p. 651–663, 2023.
Elvis Pereira. Pensamento computacional e educação matemática no contexto de linguagem de programação. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/47260/1/dissertacao%20elvis%20-%20terminado.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
MENEZES, J. Nos rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLife. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
NAVARRO, E. R.; SOUSA, M. D. C. D. Um estudo sobre o movimento lógico-histórico do termo pensamento computacional na Educação Matemática. In: Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 1. 1. ed. Editora Científica Digital, 2021. p. 434–447.
OLIVEIRA, A. M. DE. Ensino de programação para crianças e o desenvolvimento do pensamento computacional: algumas reflexões. Colloquium Humanarum, v. 18, n. 1, p. 100–113, 5 jul. 2021.
O’NEIL, C. Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy. New York: Crown Publishers, 2016.
PRADO, M. E. B. B. et al. Pensamento computacional e atividade de programação: perspectivas para o ensino da matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 195–208, 2020.
ROMERO, M. F. V.; GOULART, T. C. K. A incorporação do pensamento computacional na escola pública: um olhar para os benefícios e desafios. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 40, n. 80, p. 100-115, 2024.
SANTANA, M. F. O uso de gameplays como recurso ao letramento algorítmico. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v. 1, n. 6, p. 214–237, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2012. Acesso em: 08 out. 2025.
SANTANA, M. F.; PIERONI, G. M. A inteligência artificial representada em Genshin Impact, iniciativas regulatórias e letramento algorítmico. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 30, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47558. Acesso em: 08 out. 2025
SELWYN, N. Schools and schooling in the digital age: A critical analysis. London: Routledge, 2011.
SILVA, D. R. D.; ARAÚJO, M. C. P. D.; KURTZ, F. D. Repensando a formação docente com o pensamento computacional. 1. ed. Editora Ilustração, 2025.
DA SILVA, I. S. F.; FALCÃO, T. P. Pesquisa documental sobre o pensamento computacional no ensino superior: análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em computação no Brasil. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 114, p. 54–71, 10 maio 2021.
VIDOR, S. R. et al. Hardware, software e pensamento computacional como fundamentos para o século XXI. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 7, p. 1925–1933, 2025.
ZUBOFF, S. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: PublicAffairs, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.