A condicionalidade na garantia dos direitos humanos básicos e as concepções dos educadores sociais
Abstract
Este trabalho objetiva discutir como os direitos fundamentais são significados por educadores sociais, quando a efetivação desses direitos estão atrelados à participação compulsória dos sujeitos em atividades educativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, possibilitou investigar as intenções do governo em condicionar a transferência de renda à participação em atividades educativas, uma atitude contraditória a garantia dos direitos básicos constitucionais. Descritivamente, esses documentos traziam a formação para o mundo do trabalho como algo vital na vida dos sujeitos e como única forma de superar a vulnerabilidade social. Porém, na análise evidenciou-se que os educadores sociais também se encontravam alienados a esse sistema, reproduzindo a formação de indivíduos submissos e acríticos, considerando a lógica do mundo do capital. Nas considerações finais destaca-se a necessidade de se criar oportunidades e possibilidades para que os educadores sociais possam rever suas concepções. Palavras-chave: Educação não-formal. Educadores sociais. Formação humana.Published
2017-01-31
How to Cite
Menezes, M. C. K., & Fonseca, D. C. (2017). A condicionalidade na garantia dos direitos humanos básicos e as concepções dos educadores sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 135–152. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1162
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Artigos