Quality of education and teacher training: understandings and challenges

Authors

Keywords:

Continuing education of teachers, Quality education, Quality in education, Teacher professional development, Teacher training

Abstract

The quality of the training that teachers receive has been associated with the quality of education offered to students in school settings and, consequently, with academic success. Within the scope of teacher training—an arena of deep debates and criticism—discourses, especially from international organizations and institutions, present arguments defending the relevance of "good training" as essential for providing so-called "quality education." This theoretical essay discusses different perspectives on educational quality and the expectations placed on teachers' continuing education, drawing from selected authors who contribute to reflections on the topic. A key observation is the centrality of teacher accountability at the expense of a broader and more integrated perspective on the elements that shape quality education. It is important to reaffirm the perspective of continuous training processes as relevant to both teacher autonomy and other developments in the teaching-learning process. However, given the complexity of the network of factors that influence and shape quality education, it is necessary to move beyond one-dimensional discourses that focus exclusively on continuing education as a sufficient and direct determinant of educational quality.

Author Biographies

Filipe Ferreira Martins, Universidade Estácio de Sá

Ph.D. in Educação (PPGE/ UNESA)

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi professora ds séries iniciais no Municipio do Rio de Janeiro, atuando como orientadora educacional, compondo equipes responsáveis pela formação docente na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que foi docentes das disciplinas de Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas (de 1995-2017). Ocupou o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio (2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Contato:profsmende@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8473-2828

Laelia Portela Moreira, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Pós-doutorado concluído em 2019. Pesquisa: "Descrição, Análise e Compreensão em Teses da área da Educação sobre o Prouni", desenvolvida sob a supervisão do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ. Especialista em Educação Não-Formal, pela Universidade Santa Úrsula- RJ. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de política educacional e de formação de professores. Atualmente conduz uma pesquisa sobre Ações Afirmativas e Direito à Educação (financiada pela FAPERJ) que incluiu pesquisas de doutorado e de mestrado sobre o assunto. Está concluindo uma pesquisa sobre formação de professores com foco na formação continuada. É autora de capítulos em livros da série Prouni em Curso e de artigos em periódicos qualificados como Ensaio, Práxis Educativa, RieSUP, Reeduc e Retepe, entre outros. É autora do livro "Pedagogia e Construção do Conhecimento: Questões de Teoria e Método", Orientou pesquisas de mestrado e de doutorado. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA de julho de 2022 a dezembro de 2023, coordenou e a Comissão de Acompanhamento de Egressos do PPGE da Mesma Instituição e integrou, no ano de 2023 a comissão de autoavaliação do PPGE-UNESA. Enquanto no PPGE-UNESA mnistrou as disciplinas: "Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação", "Epistemologia da Pesquisa em Política Educacional", "Pesquisa em Educação". "Formação de professores: políticas, contextos e desenvolvimento profissional", "Seminário de Tese", Leitura, Escrita e Produção Acadêmica na Pós-Graduação Stricto Sensu", Geração e análise de dados na Pesquisa educacional" e, no curso de Pedagogia da Unesa, "Pesquisa e Prática em Educação". De 2012 a 2014 foi Cordenadora Adjunta e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e também da Linha de Pesquisa Politicas Públicas e Gestão. Foi docente e pesquisadora Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), de fevereiro de 2010 a dezembro de 2023. Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE). Atualmente é assessora pedagógica do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO.

References

ALMEIDA, Maria Izabel de. Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional. Educar em Revista, Curitiba, n. 24, p. 165–176, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 fev. 2025.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectiva e desafios. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201–215, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

FERNANDES, Claudia de Oliveira; NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. A Retórica por uma Educação de Qualidade e a Avaliação de Larga Escala. Impulso, Piracicaba, SP, v. 21, n. 51, p. 63–71, 2011. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/download/526/550. Acesso em: 19 fev. 2022.

FREITAS, Alexandre Simão de. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade. In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (org.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 11–31.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 35–52, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915. Acesso em: 12 fev. 2025.

MACHADO, Karen Graziela Weber; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira; CASTRO, Thomas Selau de. Formação docente, tecnologias digitais e interculturalidade: reflexões para educação em uma sociedade plural e conectada. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 26, n. 48, p. 1–29, 2023. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6306. Acesso em: 12 fev. 2025.

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 66–80, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100066&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas conservadoras no contexto escolar e autonomia docente. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15335. Acesso em: 28 fev. 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas itinerantes de educação e a reestruturação da profissão docente: o papel das cúpulas da OCDE e sua recepção no contexto brasileiro. Curriculo sem Fronteiras, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 85–107, 2020. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/oliveira.pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 28, p. 5–23, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/t64xS8jD8pz6yNFQNCk4n7L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 216–226, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2022.

VOSS, Dulce Mari Silva; GARCIA, Maria Manuela Alves. O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 391–412, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000200004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

XIMENES, Salomão Barros. Responsabilidade educacional: concepções diferentes e riscos iminentes ao direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 353–377, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.

Published

2025-05-29

How to Cite

Ferreira Martins, F., Mendes dos Santos, S. R., & Portela Moreira, L. (2025). Quality of education and teacher training: understandings and challenges. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11437

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)