Reflorestando mentes: educação indígena através das lentes Moscovicianas
Keywords:
Teoria de Moscovici. Educação indígena. Integração cultural.Abstract
Amplos segmentos sociais, moldados por narrativas hegemônicas, construíram as representações do conhecimento indígena carregadas de estigmas. Enfatizar a conexão entre as representações sociais e a educação autóctone é crucial, não apenas para a manutenção cultural, mas para a evolução de um ethos educacional inclusivo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar a relação entre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a educação indígena brasileira. Metodologicamente, o estudo amparou-se em uma Pesquisa Bibliográfica Integrativa. A análise dos dados sucedeu-se via leituras analíticas e interpretativas. Basicamente, o estudo revelou que a Representação Social de Moscovici oferece insights sobre as crenças sociais coletivas, pois, ao compreender estas percepções partilhadas, a educação indígena pode traçar estratégias para a sua integração nos sistemas convencionais e assim remodelar as visões sociais e garantir que o conhecimento indígena ganhe o merecido reconhecimento e valor.
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