Rede de formação decolonial a partir do grupo de pesquisa Sulear
Abstract
O artigo busca contextualizar e refletir sobre os desafios e necessidade de criar um Grupo de Pesquisa intitulado, SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina. Trata-se de um espaço de diálogo decolonial entre coletivos docentes, discentes e comunidade, que se contrapõem para romper as fronteiras das lógicas hegemônicas de formações verticalizadas. O objetivo é apresentar a constituição do Sulear desde um outro lugar possível e problematizar que a criação do grupo de pesquisa busca sulear ao invés de nortear. Adota-se em seus procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, amparada em autores de vertente latinoamericana. Ante o exposto conclui-se que o Sulear é um espaço de resistência na construção de um ensino decolonial, seja no construir percursos formativos capazes de problematizar os processos de formação em rede, ou no empoderamento dos participantes quanto ao lugar de pertença na América latina. Palavras-chave: Sulear. Decolonialidade. Interculturalidade. América latina.Downloads
Published
2023-11-20
How to Cite
Battestin, C., Tedesco, A. L., Piovezana, L., & Cecchetti, E. (2023). Rede de formação decolonial a partir do grupo de pesquisa Sulear. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11103. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11103
Issue
Section
Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.