Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional

Authors

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20230009

Abstract

Uma variedade de perspectivas denominadas "crí­ticas" à relação da educação com a tecnologia vem sendo promovida nos últimos anos, parcialmente em reação a excessos decorrentes de visões polarizadas. Tomando a crí­tica como uma busca por compreensões renovadas da realidade, este ensaio explora a metáfora como eixo teórico para se pensar criticamente a tecnologia educacional. Nesse sentido, são discutidas algumas metáforas utilizadas para descrever artefatos, entendidas não como termos isolados, mas sim como partes de um todo que remete a formas especí­ficas de pensar a educação, seus atores, lugares e processos. Sugere-se que, em meio a múltiplas expressões linguí­sticas referentes a uma sempre crescente lista de novidades técnicas, encontram-se metáforas com enraizamentos históricos profundos. Tais enraizamentos precisam ser desvelados para que possamos potencialmente escapar de futuros definidos pelo solucionismo que permeia o "senso comum" sobre a tecnologia educacional.

Author Biography

Giselle Martins dos Santos Ferreira, PUC-Rio

Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio.

Published

2022-11-20

Issue

Section

Edição Comemorativa