Bell Hooks: memórias de uma aprendiz da liberdade
Abstract
O objetivo deste artigo é percorrer algumas das experiências escolares e acadêmicas que denunciam a dominação no espaço educacional estadunidense e anunciam os pilares da pedagogia engajada da professora, escritora e ativista negra bell hooks, tendo por base suas memórias autobiográficas contidas nos livros sobre educação de sua autoria. A partir de suas experiências de vida, buscou construir uma proposta política pedagógica fundamentada no diálogo, no pensamento crítico feminista negro, na educação democrática e na integração teoria e práxis. Narrativas pessoais que vão dando forma à sua teoria e de onde emerge com uma força amorosa e esperançosa, típica dos processos de cura que cicatrizam a alma.Downloads
Published
2023-11-30
How to Cite
Oliveira, I. A. de, Bezerra, T. C. da C., & Nogueira, T. T. (2023). Bell Hooks: memórias de uma aprendiz da liberdade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10791. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10791
Issue
Section
Artigos