Contribuições de Dewey e de Adorno sobre o conceito de experiência: (im)possibilidades da educação para a democracia
Abstract
Aborda o conceito de experiência para se pensar a educação democrática, tendo por referências as obras de Dewey e Adorno. No século XX, a democracia teve períodos alternados de avanços, crises, recuos e revisões. Objetiva reconstruir os contornos do conceito de experiência para se pensar as implicações da educação para a democracia, considerando os dilemas e desafios históricos. De abordagem qualitativa, a metodologia busca a apropriação interpretativa, em especial, de Reconstrução em filosofia e Educação e emancipação, numa perspectiva crítico-hermenêutica. Esses autores, por abordagens diferentes, Pragmatismo e Teoria Crítica, pensam o conceito de experiência a partir da crítica ao autoritarismo cultural. Com filosofias atentas as questões contemporâneas, o conceito de experiência educativa (em Dewey) e de experiência formativa (em Adorno) ganham centralidades, como viabilidade do pensamento autônomo e condição da democracia.Downloads
Published
2023-11-15
How to Cite
VOLOSKI, G. L. (2023). Contribuições de Dewey e de Adorno sobre o conceito de experiência: (im)possibilidades da educação para a democracia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10778
Issue
Section
Artigos