Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo racista contra estudantes asiáticos-brasileiros nos memes brasileiros, considerando as microagressões racistas propiciadas pela invisibilização desse tema. Debatemos os conceitos de raça e de racismo, partindo das contribuições de Guimarães (2003), Gilroy (2007), Hall (2015) e Campos (2017), evidenciando efeitos classificatórios sociais por meio de opressão e desigualdade. Focalizamos o racismo contra estudantes de origem asiática, tendo estudos de Museus e Truong (2013) e Museus e Park (2015) como fundamentação. Em seguida, analisamos memes brasileiros que retratam estudantes asiáticos-brasileiros, apoiados na análise do discurso segundo Orlandi (2003). Observamos que os memes analisados evidenciam teor racista, perpetuando estereótipos como a invalidação das diferenças individuais dos asiáticos e a suposta falta de habilidade de integração social com estudantes não-asiáticos. Por fim, propomos reflexão sustentada na permanência da visão imperialista do ocidente sobre o oriente (SAID, 1990) como forma de compreender o racismo contra asiáticos.Downloads
Published
2023-08-30
How to Cite
Miyata, E. S., & Maia, M. V. C. M. (2023). Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10744. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10744
Issue
Section
Artigos