Grupo escolar Dr. Ubaldino do Amaral - Santo Antônio da Platina (1947-1948) um olhar por meio das fotografias

Authors

  • Simone Garbelini Parro Pialarissi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Simone Burioli Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240004

Keywords:

História da Educação., Fotografia. , Memória.

Abstract

Problematizar e apresentar a história das instituições educativas por meio das fotografias é o objetivo deste texto, uma vez que são poucas as possibilidades que se apresentam de contar a história do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral em Santo Antônio da Platina. Enfatizamos a importância do uso da fotografia como fonte de pesquisa na História da Educação e retomamos a memória desta escola por meio de cinco fotografias encontradas no arquivo pessoal do professor Durval Pinto, que ocupou o cargo de diretor na referida instituição no perí­odo de 1947/1948. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A análise possibilitou identificar elementos presentes nas fotografias que permitiram olhar e interpretar a história e a memória do Grupo Escolar Dr. Ubaldino do Amaral.

Author Biographies

Simone Garbelini Parro Pialarissi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Pedagogia pela UNESPAR-Campus Apucarana. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Londrina e professora da rede municipal de ensino de Apucarana/PR.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós doutora em Educação pela Unesp-Araraquara. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

References

ABDALA, Raquel Duarte. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966).

f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112013-113939/pt-br.php> Acesso em: 22 fev. 2022.

ALENCAR, Larissa Barbosa; ARAÚJO, Gustavo Cunha de. A fotografia como fonte de pesquisa para História e Memória de um município tocantinense. Uningá Review Journal, Maringá, v. 36, 2021. Disponível em: <https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/4110> Acesso em: 24 jun. 2022.

ARAÚJO, Adálcio Carvalho de. Educação Supletiva e Ensino Supletivo como Política Nacional: nas trilhas da história da Educação de Adultos – da Constituição de 1891 à Lei nº 5.692/71 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. VIII, n. 16, p. 69-100, 2015. Disponível em: Acesso em: 16 dez. 2021.

BENCOSTTA, Marcus Levy. Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História (São Paulo), v. 30, n. 1, p. 397-411, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/his/a/7hMqfXTZYj83kzB4nVcMBdz/?lang=pt#> Acesso em: 16 dez. 2021.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03> Acesso em: 18 dez. 2021.

FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória.

Discursos Fotográficos, Londrina, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500> Acesso em: 16 dez. 2021.

HERNANDEZ, Lucas Batista. Cultura Escolar no Norte Pioneiro do Paraná: o ginásio estadual de Santo Antônio da Platina-PR (1945-1960). 133f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226673> Acesso em: 16 dez. 2021.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História: as tramas da representação fotográfica. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 70, 2021. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/52357> Acesso em: 16 dez. 2021.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. Campinas: Editora UNICAMP, 1990.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A primeira escola de professores dos Campos Gerais – PR. 206f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 2004. Disponível em: <http://ri.uepg.br:8080/riuepg/bitstream/handle/123456789/473/TESE_MariaIsabelMo uraNascimento.pdf?sequence=1> Acesso em: 18 dez. 2021.

MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 133-174, 2005, Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100005> Acesso em: 19 ago. 2023.

MAUAD, Ana Maria. Usos funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar. História da Educação, v. 19, n. 47, p. 81-108, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2236-3459/47244> Acesso: 19 ago. 2023.

SOUZA, Rosa Fátima. Fotografias Escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 75-101, 2001. Disponível em:

<https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32819> Acesso em 10 dez. 2021.

SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 127-143, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n2/v25n2a10.pdf> Acesso em: 25 fev. 2022.

PARANÁ, Estado do. Secretaria de Estado da Educação-SEED. Disponível em:

<http://www.snpubaldino.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1> Acesso em: 18 dez. 2021.

Published

2024-05-26

How to Cite

Pialarissi, S. G. P., & Burioli, S. (2024). Grupo escolar Dr. Ubaldino do Amaral - Santo Antônio da Platina (1947-1948) um olhar por meio das fotografias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10732. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240004

Issue

Section

Artigos