Polí­tica educacional e rateio da cota-parte do ICMS em estados do Nordeste

Authors

  • Anderson Gonçalves Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará
  • Erineuda do Amaral Soares Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Ana Lúcia Félix dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240005

Abstract

O artigo discute a polí­tica educacional em cinco estados da região Nordeste que vinculam o rateio da cota-parte do ICMS a indicadores educacionais - Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí­ e Sergipe - e analisa as leis que estabelecem os critérios, investigando os instrumentos, os contextos e a associação com as reformas educacionais nesses estados. De abordagem qualitativa, e natureza descritiva e explicativa, recorre a legislação educacional, a documentos técnicos oficiais e a revisão de literatura sobre o ICMS e a polí­tica educacional, adotando a perspectiva cognitiva das polí­ticas públicas e a abordagem de instrumentos da ação pública. Conclui que a modernização da gestão educacional, vinculada à gestão para resultados, contribuiu para a decisão de articular economia e educação nesses estados e que as leis confirmam que o ICMS institucionaliza regras e normas precisas e prescritivas para os municí­pios e instala regimes de forte responsabilização educacional para os gestores municipais.

Author Biographies

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação (UFPE). Mestre em Educação (UECE). Licenciado em História (Unilab) e em Pedagogia (Uninter). Integra os grupos de pesquisa Polí­ticas Públicas da Educação (GEPE-UFPE) e Polí­tica Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA-UECE). Bolsista da Fundação de Amparo í  Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Pesquisa e escreve sobre polí­tica, gestão e avaliação educacional.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (UFC). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-lí­der do Grupo de Pesquisa Polí­tica Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA).

Erineuda do Amaral Soares, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestra em Gestão Educacional (UNISINOS). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Ana Lúcia Félix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutorado pela Universidade do Minho (Portugal). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Atualmente é Diretora do Centro de Educação (UFPE).

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Published

2024-05-26

How to Cite

Costa, A. G., Vidal, E. M., Soares, E. do A., & Santos, A. L. F. dos. (2024). Polí­tica educacional e rateio da cota-parte do ICMS em estados do Nordeste. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10726. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240005

Issue

Section

Artigos