Aproximações teóricas entre a perspectiva piagetiana e a perspectiva complexa do processo de construção do conhecimento

Authors

Abstract

O artigo tem como objetivo situar aproximações e distinções entre a perspectiva piagetiana e a perspectiva complexa do processo de construção do conhecimento. Pautado metodologicamente na pesquisa bibliográfica e na abordagem qualitativa, apresenta resultados parciais de um estudo vinculado ao mestrado em educação. Como fontes nodais da pesquisa, foram analisadas quatro obras de Piaget e quatro de Morin. Como possí­veis aproximações respectivas à construção do conhecimento, situaram-se os processos de retroalimentação e de reversibilidade e a transdisciplinaridade, enquanto que a principal distinção constitui-se pelo potencial humano de auto-organizar-se, evidenciado nas publicações de Morin. Palavras-chave: Construtivismo. Complexidade. Pensamento complexo. Construção do conhecimento.

Author Biographies

Cristiani Massuchetti, Universidade do Planalto Catarinense

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense.

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense. Licenciada em Ciências de 1º Grau pela Universidade do Planalto Catarinense.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha. Mestra em Educação pela Universidade do Contestado. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Published

2024-12-30

How to Cite

Massuchetti, C., Pereira da Silva, M., & Zwierewicz, M. (2024). Aproximações teóricas entre a perspectiva piagetiana e a perspectiva complexa do processo de construção do conhecimento. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10608

Issue

Section

Artigos