A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores
Abstract
Nesse ensaio teórico, discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: Qual é a função do professor? Esta profissão é reconhecida socialmente? Partimos do princípio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a, 2005b, 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros autores, destacamos o caráter político-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática, emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana. Palavras-chave: Função docente. Ensino. Reconhecimento social.