Trabalho no ensino fundamental e as influências na saúde do docente
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240003Abstract
Objetivo: refletir sobre a relação entre a profissão no ensino fundamental na escola pública e a saúde mental do docente. Método: trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, fundamentada nos conceitos da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, para compreender as influências do trabalho no ensino fundamental e os impactos na saúde mental do docente. Resultados e Discussão: partindo do conhecimento teórico da Psicodinâmica do Trabalho, as influências apontadas foram: a organização do trabalho, a sobrecarga de tarefas, desgastes do ambiente escolar, a falta de participação dos pais e responsáveis, e as vivências familiares dos discentes. Considerações finais: Identificou-se que os fatores característicos da profissão no ensino fundamental da escola pública, impactam na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, gerando frustração do trabalho docente, consequentemente afetando a sua saúde mental.Downloads
Published
2024-04-30
How to Cite
Lourenço, V. R., Valente, G. C., Cunha, A. L. da, & Assad, S. G. B. (2024). Trabalho no ensino fundamental e as influências na saúde do docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10460 . https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240003
Issue
Section
Artigos