Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos

Authors

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás
  • Dayse de Souza Costa Escola Freudiana de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210189

Abstract

Compreender o mundo econômico requer o desenvolvimento de habilidades para uma gestão eficiente do dinheiro e a construção de uma visão sistêmica do atual modelo socioeconômico. Essa investigação tem como objetivo identificar os ní­veis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos. Constituiu-se amostra com 425 participantes, de ní­veis socioeconômicos baixo e médio. Foi utilizado o Teste de Alfabetização Econômica-TAE, que permite identificar o ní­vel de compreensão econômica. 0,5% dos estudantes estavam num ní­vel elementar de compreensão econômica, 42,9% estavam num ní­vel intermediário de compreensão, 56,6% dos participantes alcançaram o ní­vel que corresponde ao pensamento econômico independente ou inferencial. Estudantes do sexo masculino, mais velhos pontuaram melhor em subtemas relacionados ao planejamento/gestão financeira. Estudantes de ní­vel socioeconômico médio tiveram as melhores pontuações do TAE, não foi verificada diferença quanto à escolaridade. Esse estudo abre discussões para a educação econômica e financeira com estudantes da educação básica. Palavras-chave: Ní­vel Socioeconômico. Idade. Compreensão Econômica. planejamento financeiro. Dinheiro.

Author Biographies

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP, 2003, 2008), Pós-Doutorado (UFTM, 2014). Professora do Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no programa de Pós-graudação em Gestão, Educação e Tecnologias PPGGET. Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Lí­der do LIMA/UEG/CNPq.

Dayse de Souza Costa, Escola Freudiana de Vitória

Pós graduada em Psicanálise Clí­nica, graduada em enfermagem(UNASP/SP), pedagogia(FABAVI/ES). Coordenadora do curso de Pós-graduação na Escola Freudiana de Vitória. Atuando também como Analista comportamental

Published

2022-10-26

How to Cite

Bessa, S., & Costa, D. de S. (2022). Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 218–239. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210189

Issue

Section

Artigos