Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210189Abstract
Compreender o mundo econômico requer o desenvolvimento de habilidades para uma gestão eficiente do dinheiro e a construção de uma visão sistêmica do atual modelo socioeconômico. Essa investigação tem como objetivo identificar os níveis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos. Constituiu-se amostra com 425 participantes, de níveis socioeconômicos baixo e médio. Foi utilizado o Teste de Alfabetização Econômica-TAE, que permite identificar o nível de compreensão econômica. 0,5% dos estudantes estavam num nível elementar de compreensão econômica, 42,9% estavam num nível intermediário de compreensão, 56,6% dos participantes alcançaram o nível que corresponde ao pensamento econômico independente ou inferencial. Estudantes do sexo masculino, mais velhos pontuaram melhor em subtemas relacionados ao planejamento/gestão financeira. Estudantes de nível socioeconômico médio tiveram as melhores pontuações do TAE, não foi verificada diferença quanto à escolaridade. Esse estudo abre discussões para a educação econômica e financeira com estudantes da educação básica. Palavras-chave: Nível Socioeconômico. Idade. Compreensão Econômica. planejamento financeiro. Dinheiro.Downloads
Published
2022-10-26
How to Cite
Bessa, S., & Costa, D. de S. (2022). Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 218–239. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210189
Issue
Section
Artigos