Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE

Authors

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraí­ba
  • Selma Garrido Pimenta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210161

Abstract

Neste texto, são analisadas as implicações da Resolução 02/2019, do Conselho Nacional de Educação, no curso de Pedagogia. Pressupõe-se que essa Resolução radicaliza a desconfiguração do curso pela via da centralidade de uma formação docente estruturada em competências associadas à BNCC, aprofundando a crise identitária sobre as finalidades formativas, saberes estruturantes e perfil profissional da/o pedagoga/o. Nesse sentido, propõe-se que o curso de Pedagogia seja examinado sob a perspectiva da sua relação com o campo da Pedagogia, compreendida como ciência da educação. Tal relação evidencia a complexidade da formação de pedagogas/os no que concerne a diferentes âmbitos de atuação profissional e ao estatuto ético-polí­tico da Pedagogia. Aponta-se que da Resolução 02/2019 emana uma tendência neotecnicista que simplifica a formação docente para as etapas iniciais da Educação Básica e, mais do que isso, ignora as especificidades da gestão educativa e da educação não escolar como dimensões inerentes da formação em Pedagogia. Palavras-chave: Pedagogia. Formação docente. Currí­culo.

Author Biographies

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraí­ba

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES). Membro do GT 4 -Didática da ANPEd. Membro da Rede Nacional de Pesquisadoras/es em Pedagogia (RePPed).

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo

Pedagoga. Doutora em Educação (Filosofia da Educação). Professora titular Sênior da Faculdade de Educação -Universidade de São Paulo (USP), onde coordena (em parceria) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE). Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Stricto sensu) da Universidade Católica de Santos. Membro do GT 4 -Didática da ANPEd. Pesquisador 1A CNPq.

Published

2022-03-12

How to Cite

Rolim de Lima Severo, J. L., & Pimenta, S. G. (2022). Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 06–21. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210161

Issue

Section

Artigos