A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210157Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre ciência de licenciandos de Ciências Sociais, História, Letras (Português) e Pedagogia da UFCG. Participaram da pesquisa 244 licenciandos, sendo 154 ingressantes (G1) e 90 pré-concluintes e concluintes (G2). Aplicou-se uma Associação Livre de Palavras, um questionário, um Teste do Núcleo Central e foram realizados Grupos Focais. Para os ingressantes, a representação social de ciência tem como núcleo central os elementos Pesquisa, Conhecimento e Estudo, já para os pré-concluintes e concluintes apenas os elementos Pesquisa e Conhecimento; retratando-se, na trajetória acadêmica, diferentes enfoques na apreensão do objeto representado, mais centrado no G1 na perspectiva estudantil. Para o G2, o conhecimento é um agregador de sentidos da prática científica. Os dois grupos consideram que as ciências humanas ocupam um lugar de desprestígio na relação ciência-poder, mas não têm uma visão ampla das relações de poder instituídas no fazer científico. Palavras-chave: Representações Sociais. Ciência. Formação docente.Downloads
Published
2022-06-25
How to Cite
Diniz Lira, A. A., dos Reis Gusmão Andrade, E., & de Araújo Neta, E. R. (2022). A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 345–365. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210157
Issue
Section
Artigos