Centenário Paulo Freire: currículo, formação de professores e outras histórias
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210085Abstract
A realidade atual está difícil e desafiadora. Há milhões de mortes causadas pela pandemia de Covid-19, ao redor do mundo, muitas delas no Brasil e muitas que poderiam ter sido evitadas, se os governantes tivessem dado ouvidos à ciência, e se comprometido ética e politicamente com a centralidade da vida humana e a justiça social. Ao lado das irreparáveis perdas de vidas, ampliam-se, aprofundam-se e ficam mais evidentes diversas formas de desigualdade. Em um contexto assim, torna-se ainda mais icônica e necessária a celebração do centenário de Paulo Freire e de proposta de que não se possa prescindir da esperança, uma esperança ativa, do verbo esperançar, como costumava dizer Paulo Freire. Como sugerem os textos reunidos neste número temático da Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), mais do que uma referência teórico-metodológica ou um eminente educador, Freire é presença viva nas trincheiras da educação e um interlocutor de todas para os que visam a mudança da cara da escola e a implantação da justiça social. Passado, presente e futuros possíveis se inter-relacionam nesta rede de dezessete artigos que dialogam com a obra de Freire, sendo quatro deles, portanto, com autores internacionais (EUA, França e Portugal). No Brasil, estão distribuídos por vários estados e seguiram a perspectiva do educador de articular o local com o planetário, micros e macros contextos e políticas, denunciam, mas buscam promover anúncios, esperançar.Downloads
Published
2021-09-11
How to Cite
Saul, A., Carvalho, J. S., & Oliveira, I. B. (2021). Centenário Paulo Freire: currículo, formação de professores e outras histórias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 01–07. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210085
Issue
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Editorial