A construção da professoralidade e os saberes docentes do professor iniciante
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210172Resumo
O objetivo da pesquisa é levantar e analisar os aspectos que constituem a professoralidade e a construção dos saberes docentes do professor iniciante. O referencial teórico baseia-se em Nóvoa, Tardif, Kenski, Saiani e outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo participante, sendo descritiva e analítica quanto aos objetivos. Tem como técnicas de construção de dados o levantamento e revisão bibliográfica, entrevistas gravadas e transcritas. Considera-se que os professores iniciantes por não terem bagagem de experiência docente, que lhes permita lidar com as situações novas e necessidades de improviso, fazem uso frequente do tateio e erro. No caso de professores licenciadas, o fato de terem feito estágio na Graduação facilitou o desenvolvimento de práticas docentes, mas, para os professores bacharéis, a experiência inicial na profissão de professor foi mais difícil, pois necessitaram de ajuda de professores mais experientes para o preparo das aulas e outras atribuições docentes. Palavras-chave: Professor iniciante. Professoralidade. Ensino Técnico. Saberes docentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.