Reinventando Freire no século XXI: educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas

Autores

  • Tara Bartlett Arizona State University
  • Daniel Schugurensky Arizona State University

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210086

Resumo

Neste ano, celebramos três centenários que inspiraram muitos educadores progressistas em todo o mundo. Em primeiro lugar, 2021 marca o 100º aniversário da criação de Summerhill, uma das primeiras experiências (senão a primeira) sobre democracia escolar no mundo. Em segundo lugar, neste ano, comemoramos o 100º aniversário de Edgar Morin, um sociólogo e filósofo francês que dedicou sua vida em busca da justiça social e fez contribuições significativas para o papel da educação na promoção da democracia, da igualdade, da transformação social e da sustentabilidade (ver, por exemplo, MORIN, 2002). Em terceiro lugar, este ano marca o centenário do nascimento de Paulo Freire (1921-1997), um dos pensadores educacionais mais influentes da segunda metade do século XX. Considerando o tema desta edição especial da Revista Educação e Cultura Contemporânea, iremos nos concentrar nas conexões entre algumas das ideias de Paulo Freire (particularmente aquelas relacionadas à educação para a cidadania e a democracia escolar) e um processo conhecido como Orçamento Participativo nas escolas. Palavras-chave: Paulo Freire. Educação cidadã. Orçamento Participativo. Democracia escolar. Protagonismo juvenil

Biografia do Autor

Tara Bartlett, Arizona State University

Doctoral student in Arizona State University"s Educational Policy and Evaluation program. Her research focuses on youth participatory governance, community development, and civics efficacy.

Daniel Schugurensky, Arizona State University

Professor in the School of Public Affairs and in the School of Social Transformation at Arizona State University, where he is the founding director of the Participatory Governance Initiative, the director of the master's in social and cultural pedagogy, and the coordinator of the graduate and the undergraduate certificates in social transformation.

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

Bartlett, T., & Schugurensky, D. (2021). Reinventando Freire no século XXI: educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 08–37. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210086

Edição

Seção

Artigos