A atualidade de Paulo Freire em seis dimensões: epistemológica, tecnológica, polí­tica, social, profissional e estética

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Danilo Romeu Streck Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O artigo aborda contribuições de Paulo Freire para a educação e a sua atualidade com base em seis dimensões, articuladas entre si, no conjunto de sua obra: 1. Dimensão epistemológica, com ênfase no processo de construção do conhecimento e na conexão de saberes; 2. Dimensão tecnológica, considerando a crí­tica ao tecnicismo e a tecnologia como um meio; 3. Dimensão social, problematizando a Pedagogia do Oprimido na atualidade social e econômica brasileira e mundial; 4. Dimensão polí­tica, analisando a educação para a formação de sujeitos sociais (cidadania); 5. Dimensão profissional, considerando aspectos como criatividade, coerência e competência na prática pedagógica; e 6. Dimensão estética, em seu ví­nculo com a conscientização, manifestada, principalmente, pela inseparabilidade do bom e do belo na prática educativa. Os princí­pios de ruptura e conexão permeiam as seis dimensões, como consequência da dinâmica de denúncia e anúncio, constitutiva do pensamento freireano em relação à existência concreta. Palavras-chave: Paulo Freire. Epistemologia. Polí­tica. Docência. Educação.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

05-07-2021

Como Citar

Pitano, S. de C., & Streck, D. R. (2021). A atualidade de Paulo Freire em seis dimensões: epistemológica, tecnológica, polí­tica, social, profissional e estética. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 340–359. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9819

Edição

Seção

Artigos