Círculos de Pais e Professores: uma contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210094Resumo
O artigo analisa a contribuição dos Círculos de Pais e Professores (CP&P) para a formação desses sujeitos pedagógicos, na experiência educativa de Paulo Freire em núcleos do SESI-PE, nas décadas de 1940 e 1950. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus é constituído de cartas convocatórias, textos de orientação a educadores/as para as reuniões com os pais, e de três artigos escritos por Paulo Freire, publicados no Diário de Pernambuco, nos quais reflete sobre a experiência dos Círculos, produzidos no ano de 1957. Os resultados desta investigação revelam que os CP&P se configuravam como instrumentos de formação de educadores que colocavam o/a professor/a como sujeito da prática, faziam do seu conhecimento objeto de reflexão e transformação, um processo formativo que extrapolava os muros da escola e era vivido plenamente com pais e mães, adultos, muitas vezes em situação de exclusão quanto aos direitos básicos e à cidadania. Palavras-Chave: Paulo Freire. Círculos de Pais e Professores. Formação de Professores/as. Formação de Adultos.Downloads
Publicado
17-06-2021
Como Citar
Neto, J. B., & Guedes, M. G. M. (2021). Círculos de Pais e Professores: uma contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 189–210. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210094
Edição
Seção
Artigos