Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho

Autores

  • Sônia Maria Portella Kruppa FE-USP
  • Fausto Augusto Junior DIEESE; FE-USP
  • Camila Yuri Santana Ikuta FE-USP; DIEESE.

Resumo

Este artigo trata da experiência de instituição da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, que desde 2012 oferta um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, além de cursos de pós-graduação e extensão. A instituição da Escola insere-se na problemática do contexto recente de expansão do acesso à educação superior no Brasil, no qual o perfil dos ingressantes passou a ser mais diversificado, com maior presença dos trabalhadores-estudantes. Grandes desafios são enfrentados por eles, em especial sob a ótica do processo formativo tradicional do meio universitário, para o qual a Escola DIEESE busca trazer alternativas, enfrentando dilemas e avançando em possibilidades. Ao contrapor o modelo tradicional de educação superior, parte-se da proposta de construção de um campo de conhecimento a partir da perspectiva dos trabalhadores, que possui como uma de suas grandes influências a pedagogia freireana. Palavras-chave: Educação Superior. Trabalho. Paulo Freire.

Biografia do Autor

Sônia Maria Portella Kruppa, FE-USP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Fausto Augusto Junior, DIEESE; FE-USP

Diretor-Técnico do DIEESE e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Camila Yuri Santana Ikuta, FE-USP; DIEESE.

Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Técnica do DIEESE.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

Kruppa, S. M. P., Junior, F. A., & Ikuta, C. Y. S. (2021). Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 253–271. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9705

Edição

Seção

Artigos