O FACEBOOK NA EDUCAÇÃO: UM NOVO SUJEITO?

Autores

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira UNESA
  • Estrella D'Alva Benaion Bohadana UNESA/UERJ

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o uso do Facebook no apoio complementar on-line em uma disciplina de graduação de um curso presencial. A discussão integra contribuições do pensamento filosófico acerca da relação entre o humano e a técnica, bem como concepções de poder e subjetividade, em particular, da obra de Michel Foucault. Com base em um extenso corpo de dados qualitativos coletados junto a 50 participantes em uma pesquisa exploratória, o texto examina o que parece configurar um processo de criação de um novo espaço de subjetividades. A discussão focaliza os dados colhidos em 3 grupos focais realizados após o término do semestre, com 15 alunos cada um. Conclui que, enquanto o Facebook pode se constituir em um sí­tio que abre novas possibilidade de ser no processo educacional, torna-se, também, em uma perspectiva acrí­tica, um artefato aparentemente dotado de agência e, assim, em um processo de reificação, um questionável novo sujeito.

Biografia do Autor

Giselle Martins dos Santos Ferreira, UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, onde coordena a Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE; Pesquisadora Visitante na Open University do Reino Unido.

Estrella D'Alva Benaion Bohadana, UNESA/UERJ

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE, e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Publicado

18-09-2014

Como Citar

Ferreira, G. M. dos S., & Bohadana, E. D. B. (2014). O FACEBOOK NA EDUCAÇÃO: UM NOVO SUJEITO?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 112–141. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/944

Edição

Seção

Artigos