QUINZE ANOS DO PERIÓDICO "QUALITY IN HIGHER EDUCATION"

Autores

  • Lee Harvey Copenhagen Business School
  • James Williams Birmingham City University
  • Trad. Giselle Martins dos Santos Ferreira UNESA
  • Trad. Laélia Carmelita Portela Moreira UNESA

Resumo

A análise explora 15 anos de contribuições publicadas no periódico Quality in Higher Education. Esta primeira parte da revisão concentra-se em processos e fatores externos, nacionais e internacionais, cujos desenvolvimentos, em uma ampla gama de paí­ses, são apresentados e avaliados. As contribuições sugerem que o conceito de qualidade não deve ser separado do propósito e do contexto, e que qualidade tem conotações polí­ticas. Uma questão-chave para os paí­ses que têm introduzido sistemas de qualidade mais recentemente, especialmente os menos desenvolvidos, é a adequabilidade da transferência de sistemas estabelecidos em outras partes do mundo. Também chama atenção a forma como concepções de garantia de qualidade originárias do norte da Europa Ocidental e dos EUA têm servido de base para o desenvolvimento em todo o mundo e a pouca variação nos métodos adotados pela agencias de garantia de qualidade A proliferação dessas agências está sendo acompanhada por uma multiplicação de instâncias de qualificação e por pressão crescente para credenciar tudo, mesmo que isto não represente um meio seguro e encorajador de garantir a melhoria da qualidade. O balanço global das contribuições indica que avaliações externas de qualidade não são a melhor forma de incentivar a melhoria da qualidade, especialmente quando pautadas por forte viés de responsabilização. Um elemento essencial desse fracasso é a quebra da confiança. Outro problema apontado é a utilização de modelos empresariais e, em particular, a Gestão de Qualidade Total (GQT), considerados pelos autores em geral inadequados para a avaliação da educação superior, embora, não surpreendentemente, algumas contribuições tenham mostrado os impactos da gestão institucional na qualidade. No entanto, os indicadores de desempenho nacionais são vistos com desconfiança, especialmente quando simplesmente se limitam a medir aquilo que é facilmente mensurável. Além disso, ranqueamentos são criticados em sua validade, metodologia e pela insuficiência das informações que fornecem aos alunos.

Biografia do Autor

Lee Harvey, Copenhagen Business School

Professor Visitante na Copenhagen Business School; Editor e fundador da revista Quality in Higher Education

James Williams, Birmingham City University

Pesquisador Senior na Birmingham City University

Trad. Giselle Martins dos Santos Ferreira, UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, onde coordena a Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, TICPE; Pesquisadora Visitante na Open University do Reino Unido.

Trad. Laélia Carmelita Portela Moreira, UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, onde atua como Coordenadora Adjunta

Publicado

18-07-2014

Como Citar

Harvey, L., Williams, J., Ferreira, T. G. M. dos S., & Moreira, T. L. C. P. (2014). QUINZE ANOS DO PERIÓDICO "QUALITY IN HIGHER EDUCATION". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 423–504. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/941

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