Uma leitura crí­tica das abordagens teóricas sobre o desenho infantil: por uma pedagogia da estética

Autores

  • Alisson da Silva Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Mirela Figueiredo Iriart UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210136

Resumo

RESUMO O presente artigo discutirá o percurso histórico das principais abordagens teóricas sobre o desenho infantil. A revisão da literatura foi construí­da acessando as bases de dados digitais SciELO (Scientific Electronic Library Online), a BDTD (Bibliotecas Digital Brasileira de teses e dissertações), e os textos de autores clássicos, dentre os quais se destacam; Luquet (1969), Lowenfeld (1977 [1954]), Piaget (1976), Mí¨ridieu (2006 [1979]), e MartheBerson (1966 apud Mí¨ridieu 2006 [1979]), Iavalberg (2013) e Vigostki (2014). Assumimos a teoria histórico-cultural como referência para compreendermos a dimensão estética e criativa do desenho na constituição das funções psicológicas superiores. A revisão da literatura apontou que a perspectiva maturacionista abriu um caminho de estudos e pesquisas distintas sobre o desenho infantil. Ao final, trazemos uma reflexão sobre a dimensão expressiva e criativa do desenho, defendendo a necessidade de investimento em práticas pedagógicas que favoreçam o exercí­cio da imaginação, em direção a uma pedagogia da estética. Palavras-chave: Desenho infantil. Desenvolvimento humano. Educação. Estética.

Biografia do Autor

Alisson da Silva Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor da rede pública municipal da cidade de Santo Antônio de Jesus - Bahia. Integrante do grupo de pesquisa TRACE, cujo interesse se constrói na interface entre Trajetórias de vida, Culturas e Educação. Áreas de interesse: Formação docente, Psicologia Humanista-fenomenológica, Origem e Organização das Funções Psicológicas Superiores, Desenvolvimento Humano, Psicologia Histórico-cultural.

Mirela Figueiredo Iriart, UEFS

Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1995 e entre 2000 e 2005 realizei o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Sou professora titular em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de Pedagogia e de Psicologia. Nos últimos cinco anos tenho me dedicado í  pesquisas em torno das trajetórias juvenis em contextos de vulnerabilidade social, das culturas juvenis e as formas de pertencimento e de agenciamento dos jovens, assim como do papel da arte, como campo simbólico, nas transformações de si e nas mudanças sociais. Atuo desde 2010 no programa de Pós-graduação em Educação da UEFS, orientando estudantes de Mestrado em seus projetos de dissertação, no ensino de disciplinas tais como Juventude e Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação. Faço parte do grupo de pesquisa TRACE cujo interesse se constrói na interface entre Trajetórias de vida, Culturas e Educação, levando em consideração os contextos sociais, as culturas juvenis em espaços urbanos e as redes de sociabilidade no seu potencial de inserção social. Entre o perí­odo de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizei estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando meus estudos na perspectiva da Psicologia Social e Cultural.

Downloads

Publicado

26-01-2022

Como Citar

Souza, A. da S., & Iriart, M. F. (2022). Uma leitura crí­tica das abordagens teóricas sobre o desenho infantil: por uma pedagogia da estética. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 322–342. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210136

Edição

Seção

Artigos