Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento

Autores

  • Nazareth Salutto UFF
  • Adrianne Ogêda Guedes UNIRIO

Resumo

Neste ensaio, tecido virtualmente em forma de cartas, trocadas por e-mail, duas professoras do curso de Pedagogia de duas universidades federais, cujos caminhos se entretecem ao longo de percurso formativo de ambas, compartilham e refletem sobre aspectos do fazer docente que diz respeito ao miúdo da experiência de ser professora. Na partilha das narrativas, compreendem o contexto das aulas como da autoria, do fortalecimento dos laços de pertencimento que se constituem no (des)tecer dos sentidos entre produção de conhecimento e sua relação com a vida e a ética. A intenção do encontro entre memórias e escritos foi desvelar escolhas, caminhos, desafios, erros, acertos que as atravessam dia a dia, desde a escolha sobre como organizam os cursos, a como orientam, planejam ações e aulas, e estabelecemos relações com as/os estudantes. Narrativa, experiência, docência, autoria são categorias tangenciadas nesse entrecruzar de vozes, seja das duas professoras-autoras, seja das referências que sustentam e fundamentam seus trajetos. Palavras-chave: educação; autoria; docência.

Biografia do Autor

Nazareth Salutto, UFF

Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ). Atua na formação de inicial (Pedagogia) e continuada (extensão) de professores com ênfase nas discussões sobre educação, infância, bebês, crianças; processos educativos em creches e pré-escolas; formação do leitor e leitura literária com bebês e crianças pequenas; organização, seleção, planejamento, ampliação, de espaços de livro e leitura em creches e escolas de infância; observação, registro e documentação pedagógica. Leciona disciplinas Educação Infantil; Tópicos especiais em Educação Infantil, Pesquisa e Prática Educativa em Educação Infantil. Editora da RevistAleph (Programa de Pós-Graduação da UFF).

Adrianne Ogêda Guedes, UNIRIO

Professora Associada í  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação dos cursos de Pedagogia presencial e a distância e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado /PPGEDU da UNIRIO . É pesquisadora dos grupos de pesquisa FIAR (FIAR - Cí­rculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte), GiTaKa ? Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental e coordenadora/lí­der do Grupo de Pesquisa FRESTAS - Formação e ressignificação do educador, saberes, troca, arte e sentidos. Coordenou em 2019 o Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

Downloads

Publicado

26-01-2022

Como Citar

Salutto, N., & Ogêda Guedes, A. (2022). Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 363–385. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9236

Edição

Seção

Artigos