Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067Resumo
No encontro com a criatividade crianceira, saberes, fazeres, afetos e sensações, escrevemos um modo de pensamento que coaduna com a filosofia da diferença. Este texto, é uma composição a partir da pesquisa de Doutorado em Educação, à qual foi ao encontro de movimentos crianceiros disformes que não se deixam aprisionar por ordens de discursos normativos e opressivos. Observamos, anotamos e cartografamos a experiência da singularidade infantil em torno da discussão da igualdade de gênero, na sala de aula, de uma escola pública. Para tanto, realizamos oficinas de escrileituras como aposta política-poética-metodológica, com o intuito de, por meio dos escritos infantis, conhecer e ressoar o movimento diferencial do pensamento crianceiro. Assim, encontramos agenciamentos inventados no cotidiano da escola, experiências não determinadas e crianças, enquanto afirmação da vida e vontade de potência, às quais são sensíveis ao modo de enxergar o mundo, as coisas, a vida, os modos de ensino aprendizagem e a educação. Palavras-chave: Cotidiano. Crianças. Educação. Gênero. Singularidade.Downloads
Publicado
23-04-2021
Como Citar
Souza, E. de, & Monteiro, S. B. (2021). Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 264–285. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210067
Edição
Seção
Criatividade, lúdico e interculturalidade