Experiências fotográficas e educação em "Meu mundo teu"
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210060Resumo
Este artigo parte da obra artística "Meu mundo teu", parceria do fotógrafo Alexandre Sequeira com dois adolescentes paraenses, como mote para levantar contribuições ao campo da educação. Esta é uma pesquisa de tipo bibliográfica que se apóia nos escritos sobre um trabalho artístico determinado (GERALDO, 2017; SEQUEIRA, 2010, 2012 e 2014), além de teóricos sobre arte relacional (BOURRIAUD, 2009) e pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a importância da experiência para os homens (AGAMBEN, 2008; BENJAMIN, 1994 e 2012) e para a educação humana (JAY, 2005; PAGNI, 2014). A pesquisa desenvolve considerações sobre a noção de experiência enquanto conceito central para a colocação em diálogo de criações artísticas e vivências educativas. Além disso, reflete sobre o papel das técnicas fotográficas analógicas para a construção de outras temporalidades subjetivas e para a tecitura de outra relação com o mundo que se dá pela narração. A obra artística, por fim, pode ser entendida como diálogo fotográfico com papel emancipador sobre o modo de vida de sujeitos distintos. Palavras-chave: Produção artística. Fotografia. Experiência.Downloads
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