Experiências fotográficas e educação em "Meu mundo teu"

Autores

  • Daniela Nery Bracchi Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo parte da obra artí­stica "Meu mundo teu", parceria do fotógrafo Alexandre Sequeira com dois adolescentes paraenses, como mote para levantar contribuições ao campo da educação. Esta é uma pesquisa de tipo bibliográfica que se apóia nos escritos sobre um trabalho artí­stico determinado (GERALDO, 2017; SEQUEIRA, 2010, 2012 e 2014), além de teóricos sobre arte relacional (BOURRIAUD, 2009) e pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a importância da experiência para os homens (AGAMBEN, 2008; BENJAMIN, 1994 e 2012) e para a educação humana (JAY, 2005; PAGNI, 2014). A pesquisa desenvolve considerações sobre a noção de experiência enquanto conceito central para a colocação em diálogo de criações artí­sticas e vivências educativas. Além disso, reflete sobre o papel das técnicas fotográficas analógicas para a construção de outras temporalidades subjetivas e para a tecitura de outra relação com o mundo que se dá pela narração. A obra artí­stica, por fim, pode ser entendida como diálogo fotográfico com papel emancipador sobre o modo de vida de sujeitos distintos. Palavras-chave: Produção artí­stica. Fotografia. Experiência.

Biografia do Autor

Daniela Nery Bracchi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Semiótica pela USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UFBA. Dedica-se í  pesquisa e docência nas áreas de fotografia, semiótica e artes visuais. Professora Adjunta do núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Membro do grupo de pesquisa O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura. Lí­der do grupo de pesquisa Fotografia Contemporânea (UFPE) e membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Bracchi, D. N. (2021). Experiências fotográficas e educação em "Meu mundo teu". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(54), 553–576. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8909

Edição

Seção

Estética e educação contemporânea