Experiência e sensibilidade: contribuições da educação estética para a formação docente continuada

Autores

  • Luciana Haddad Ferreira Universidade São Francisco
  • Ana Maria Falcão de Aragão Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Helena Pin Pucci Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210158

Resumo

A formação docente é estudada em diferentes perspectivas educacionais, sendo observadas publicações que discutem iniciativas que permitam ao professor acesso a conhecimentos referentes a sua área de atuação e poucas produções destinadas à discussão dos saberes sensí­veis, construí­dos na percepção estética de seu trabalho. O interesse deste estudo se coloca na articulação entre tais possibilidades, tomando a experiência como elemento constitutivo da formação docente. A investigação foi desenvolvida em um grupo colaborativo de professores e analisou-se o impacto das experiências estéticas vivenciadas pelos participantes na prática profissional em relação às propostas de criação e fruição artí­sticas desenvolvidas nos encontros de formação, articulando pressupostos da teoria Histórico-Cultural com contribuições do campo da estética. Os resultados apontam para dimensões da educação estética que se articulam com a formação docente de modo transformador, como: narrativas pedagógicas, experimentações artí­sticas e espaços de conversa, que permitem ao professor perceber sua potencialidade de atuação cotidiana. Palavras-chave: Educação Estética. Formação de Professores. Percepção. Experiência Estética. Formação Continuada.

Biografia do Autor

Luciana Haddad Ferreira, Universidade São Francisco

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Linha de Formação de Professores

Ana Maria Falcão de Aragão, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular da Faculdade de Educação / Departamento de Psicologia Educacional

Renata Helena Pin Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Núcleo de Formação de Professores, Trabalho Docente e Polí­ticas Educacionais

Downloads

Publicado

26-01-2022

Como Citar

Ferreira, L. H., Aragão, A. M. F. de, & Pucci, R. H. P. (2022). Experiência e sensibilidade: contribuições da educação estética para a formação docente continuada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 366–384. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210158

Edição

Seção

Artigos