Encontros com pessoas que não veem (apenas) com os olhos: um modo outro de dar a ver-ouvir-falar a pesquisa nas diferenças

Autores

  • Leidiane Santos Macambira Universidade Federal Fluminense
  • Allan de Carvalho Rodrigues Estácio de SÁ - UNESA
  • Clarissa Moura Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho narra a experiência de encontro com pessoas cegas que fazem reabilitação no Instituto Benjamin Constant. Esses encontros fizeram parte da pesquisa intitulada "Encontrar(se), (não)ver(se), diferir(se): platôs para pensar a educação de pessoas que não veem (apenas) com os olhos" no Programa de Pós-graduação em Educação da FFP/UERJ, no qual os três autores deste artigo cursaram o mestrado em Educação. Na pesquisa buscou-se conhecer as experiências de pessoas que não veem (apenas) com os olhos: seus processos de deslocamentos possí­veis neste mundo saturado por imagens visuais, que ao vivê-lo resistem e fazem (re)existir mundos outros. Sendo assim, o trabalho segue teoricamente pelos estudos dos cotidianos e da filosofia da diferença e se insere mitologicamente no campo das narrativas. Escolhemos trazer narrativas para pensar nossos fazeres na Educação Especial. Propomos uma mesa de trabalho na qual colocássemos em atenção e desnaturalização os modos consagrados enquanto norma, enquanto padrão. Neste caso especí­fico, o que tem se colocado como norma do ver e do cegar. Palavras-chave: Cegueira. Educação Especial. Inclusão. Visão.

Biografia do Autor

Leidiane Santos Macambira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em educação pelo PPGEducação-UFF (Com bolsa da CAPES); Mestre em educação pelo PPGEDU-FFP-UERJ (Com bolsa da CAPES); Pedagoga pela FFP-UERJ (Com bolsa de IC-UERJ). Professora no Curso normal do IEPIC-SEEDUC-RJ; Professora substituta no curso de Pedagogia da FFP-UERJ. Membro do LEAM - Laboratório de Estudos e Aprontos Multimí­dia: as relações étnico-raciais na cultura digital; Membro do Coletivo Diferenças e alteridades na educação.

Allan de Carvalho Rodrigues, Estácio de SÁ - UNESA

Professor Assistente da Universidade Estácio de Sá - UNESA. Doutorando do PROPED/UERJ. Mestre em Educação PPGEDU/UERJ e Pedagogo UFF . Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Atua no campo do Currí­culo, Cotidiano Escolar, Formação Docente e Filosofia e Educação. Foi represente titular de colegiados de curso e de pós graduação. Em 2017 recebeu o Premio Prata da Casa - UFF. Tem como principal temáticas de pesquisa: práticas educativas, formação de professores, metodologias, currí­culo,politicas de currí­culo e cotidiano escolar. Possui publicações Nacionais e Internacionais. Participar de grupos de pesquisas e extensão

Clarissa Moura Quintanilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais- FFP/UERJ (2017). Possui graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores- UERJ/ FFP (2011) e em Psicologia (bacharelado) pela Faculdades Integradas Maria Thereza- FAMATH/ RJ (2016). Tem especialização no campo da Arteterapia e Expressões Criativas pela Faculdade das Ciências e da Saúde de São Paulo- FACIS IBEHE/ SP (2013) e em Psicopedagogia Clí­nica e Institucional pela Faculdades Integradas Maria Thereza- FAMATH/ RJ (2015). Com formação em Terapia de Casal e Famí­lia pelo Centro de Atendimento e Aperfeiçoamento em Psicologia- CAAPSY/ RJ (2018). Atualmente é bolsista FAPERJ, pesquisa o campo da Educação, dialogando com as narrativas docentes, a abordagem (Auto)Biográfica, a formação transdisciplinar do professor, a teoria da complexidade e a psicologia analí­tica. É membro do Grupo de pesquisa: "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", coordenado por Helena Amaral Fontoura da FFP/UERJ.

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Publicado

09-10-2020

Como Citar

Macambira, L. S., Rodrigues, A. de C., & Quintanilha, C. M. (2020). Encontros com pessoas que não veem (apenas) com os olhos: um modo outro de dar a ver-ouvir-falar a pesquisa nas diferenças. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 312–330. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8798

Edição

Seção

Artigos