Educação Museal para pessoas com deficiência durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades de inclusão social

Autores

  • Rodrigo da Rocha Machado Museu de Ciências da Terra
  • Marcia Noronha de Mello Instituto Benjamin Constant
  • Thiago Sardenberg Instituto Benjamin Constant

Resumo

Este trabalho aborda as recomendações elaboradas por organizações internacionais e nacionais voltadas aos museus durante a pandemia da Covid-19. Tal abordagem decorre do fato desses espaços migrarem diversas atividades para a interface digital sendo, portanto, importante verificar de que forma esses documentos contemplam ou não os recursos de tecnologia assistiva (TA) que atendam às necessidades especí­ficas das pessoas com deficiência. Discute-se a necessidade dos espaços educacionais oferecerem atividades e conteúdos acessí­veis de forma a não amplificar as desigualdades durante uma crise sanitária global. Este estudo de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico tem como base uma pesquisa documental. Evidenciou-se a carência de documentos oficiais que contemplem a acessibilidade das atividades voltadas para as pessoas com deficiência, sobretudo no perí­odo da pandemia, demonstrando a necessidade de se ampliar o debate sobre a equidade de acesso aos conteúdos produzidos pelos museus, tanto na interface presencial quanto remota. Palavras-chave: Acessibilidade. Covid-19. Educação museal. Pessoa com Deficiência. Tecnologia Assistiva.

Biografia do Autor

Rodrigo da Rocha Machado, Museu de Ciências da Terra

Mestrando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (desde 2020), com pesquisas na área de Educação e Tecnologias. Possui Especialização em Educação Especial e Inclusiva e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é paleontólogo e educador do Museu de Ciências da Terra.

Marcia Noronha de Mello, Instituto Benjamin Constant

Graduada em História pela Universidade Santa Úrsula (1973). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Surdocegueira e especialização em Saúde Mental da Infância e da Adolescência (2009). Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá na linha de Polí­ticas Públicas e Gestão (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Linha de Representações Sociais e Práticas Educacionais.

Thiago Sardenberg, Instituto Benjamin Constant

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2018 a ...). Possui Mestrado em Educação pela mesma Universidade (2018), Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e em Neurologia e Neurofisiologia Aplicada í  Reabilitação pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (2009), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2008).

Downloads

Publicado

13-10-2020

Como Citar

Machado, R. da R., Mello, M. N. de, & Sardenberg, T. (2020). Educação Museal para pessoas com deficiência durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades de inclusão social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 438–455. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8556

Edição

Seção

Artigos