Livro Didático Digital Acessí­vel no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Izadora Martins da Silva de Souza UFRRJ
  • Márcia Denise Pletsch UFRRJ
  • Flávia Faissal de Souza UERJ

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre o livro didático digital acessí­vel na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A pesquisa qualitativa, com uso de diferentes procedimentos de coleta de dados (filmagem em ví­deo, registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas), foi realizada em uma escola pública da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa um aluno com deficiência intelectual, sua professora de turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado. Os dados foram analisados à luz da perspectiva histórico-cultural. Os resultados, entre outros aspectos, evidenciaram o papel central da mediação pedagógica no processo educacional com alunos com deficiência intelectual. Igualmente, forneceram dados para discutir e problematizar o conceito de desenho universal aplicado à aprendizagem em contextos escolares denominados inclusivos. Palavras-chave: Deficiência intelectual. Desenho Universal para a Aprendizagem. Educação inclusiva. Livro didático acessí­vel.

Biografia do Autor

Izadora Martins da Silva de Souza, UFRRJ

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc - UFRRJ), bolsista CAPES. Mestre em Educação pelo PPGEduc - UFRRJ. Especialista em Educação Inclusiva e em Tecnologias e Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Contato: izadorasouza15@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0003-2760-4659

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq- ní­vel 2. Contato: marciadenisepletsch@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0001-5906-0487

Flávia Faissal de Souza, UERJ

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPed) da Faculdade de Educação (EDU), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista Prociência (FAPERJ/UERJ). Contato: flaviasouza.uerj@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0003-0225-8358

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Souza, I. M. da S. de, Pletsch, M. D., & Souza, F. F. de. (2020). Livro Didático Digital Acessí­vel no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 216–236. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8483

Edição

Seção

Artigos