Perspectivas polí­ticas e pedagógicas de educação para a diversidade

Autores

  • Jaciara de Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá
  • Ana Cláudia Ferreira Godinho
  • Elionaldo Fernandes Julião
  • Fabiana de Moura Maia Rodrigues
  • Wallace Wagner Rodrigues Pantoja
  • Hugo de Carvalho Sobrinho
  • Alexandre de Oliveira Fernandes
  • Stela Guedes Caputo
  • Kiusan Regina de Oliveira

Resumo

Este número temático é publicado em meio a um contexto de pandemia jamais imaginado por nós quando o definimos. Talvez hoje tenhamos que admitir, se já não o fizemos, que pertencemos todas/os a uma única morada e, por mais que sejam construí­dos muros e polí­ticas excludentes, há circunstâncias que nos aproximam - no caso, viver ou morrer. Embora estejamos "juntos nessa", seria imprescindí­vel identificar a singularidade de cada contexto, de seus sujeitos e vivências. Nessa linha, esta edição apresenta artigos e entrevista desenvolvidos para três seções temáticas especí­ficas: 1. Educação para Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade na América do Sul. 2. Educação geográfica e lugares amazônicos. 3. Educação e(m) terreiros. No Sumário, os trabalhos aprovados foram listados seguindo esta ordem de seções, sem subtí­tulos que os discriminem.São discussões cuja relevância é apontada neste editorial pelos responsáveis das seções. Boa leitura!

Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP) e Magistério (ní­vel técnico). Grupos de Pesquisas: TICPE e GPTEC (UNESA) E DEdTec (PUC-Rio). Integra a Rede Internacional de Pesquisas Crí­ticas em Educação e Tecnologia. Trabalhou em projetos de formação de professores no Instituto Paulo Freire (2009-2012). Atuou na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e como educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veí­culos da grande imprensa. Suas pesquisas envolvem inter-relação das seguintes temáticas: formação de professores, educação, tecnologia, Paulo Freire e cidadania.

Downloads

Publicado

21-04-2020

Como Citar

Carvalho, J. de S., Godinho, A. C. F., Julião, E. F., Rodrigues, F. de M. M., Pantoja, W. W. R., Sobrinho, H. de C., … Oliveira, K. R. de. (2020). Perspectivas polí­ticas e pedagógicas de educação para a diversidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 01–09. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8128

Edição

Seção

Editorial