Áudio-Descrição: uma possibiidade em Tecnologias Assistivas situada no campo das representações e dos afetos.

Autores

  • Regiane Cristina de Souza-Fukui Universidade Estadual de Maringá - PR

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a áudio-descrição (A-D) enquanto tecnologia assistiva (TA), considerando além dos aparatos tecnológicos as relações humanas construí­das e transformadas a partir daquele contexto. Conta com reflexões acerca das tecnologias e das tecnologias assistivas, e os seus respectivos impactos no cotidiano das pessoas. Utilizamos a pesquisa documental, bibliográfica, e alguns elementos provenientes de dados empí­ricos. O direcionamento teórico metodológico é a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva qualitativa, e em diálogos com outros autores que preconizam sobre os afetos e a linguagem. Quanto aos resultados obtidos, analisamos que a A-D é um campo ainda em construção (os cursos formadores ainda são incipientes e a profissão não é legalmente reconhecida) e que merece ser investigado e aprofundado. Concluí­mos que a A-D, embora seja considerada uma tecnologia assistiva é fundamentada no campo relacional (proveniente das representações, dos afetos e da linguagem), advinda do que nomeamos contrato afetivo. Palavras-chave: Afetos. Áudio-Descrição. Deficiência. Representações Sociais. Tecnologia Assistiva.

Biografia do Autor

Regiane Cristina de Souza-Fukui, Universidade Estadual de Maringá - PR

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com estágio de Doutorado na Universití  degli Studi di Ferrara ( UNIFE) em Ferrara, Itália. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UEM. Lí­der do grupo de pesquisa A Teoria das Representações Sociais: um aprofundamento teórico. Pesquisadora do grupo HERA: Psicologia Social dos Afetos.

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Publicado

15-09-2020

Como Citar

Souza-Fukui, R. C. de. (2020). Áudio-Descrição: uma possibiidade em Tecnologias Assistivas situada no campo das representações e dos afetos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 259–277. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8051

Edição

Seção

Artigos